Notícias
Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
Nos últimos 10 anos, houve uma redução de 55,3% no índice de mortalidade materna entre as mulheres brasileiras. Em 2011, quase todas as gestantes (97,3%) fizeram ao menos uma consulta de pré-natal e o número de óbitos caiu sensivelmente, de 143 a cada 100 mil nascimentos, em 1990, para 63,9 hoje. É preciso seguir lutando para diminuir ainda mais esse índice.
Desde 2011 existe um programa, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que otimiza o atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e crianças até dois anos de idade. A Rede Cegonha, apresenta uma maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, profissionais de saúde mais preparados para acolher a gestante e a criança e atendê-las com segurança e o cuidado. Com isso, o objetivo é humanizar a atenção à saúde das mulheres e de seus filhos.
REDUZIR A MORTE MATERNA E INFANTIL: UM DEVER DE TODOS
A Organização Mundial de Saúde-OMS considera a morte materna uma epidemia silenciosa, que assume valores inaceitáveis. No mundo, morrem anualmente 500 mil mulheres na faixa etária de 10 a 49 anos. Isso significa mais de 1.410 mortes maternas por dia. Elas acontecem 99% das vezes em países em desenvolvimento. Na cidade de São Paulo, morrem 45 por cem mil nascidos vivos. Estes números vêm diminuindo nos últimos anos, porém continuam ainda muito elevados. No Brasil, em 2000, a taxa de mortalidade infantil era de 29,6 por mil nascidos vivos. O município de São Paulo vem apresentando queda gradativa nos últimos anos, sendo a taxa atual de 14,2 óbitos por mil nascidos vivos.
O QUE É A MORTE MATERNA?
É a morte de uma mulher durante a gestação ou até 1 ano após o término dela. Pode estar associada a doenças que as mulheres tinham antes de engravidarem ou que desenvolveram durante a gravidez.
As principais causas são:
? Pressão alta ? eclampsia
? Hemorragias
? Complicações do aborto
? Problemas cardíacos
? Infecções pós-parto
O QUE É A MORTE INFANTIL?
É o óbito da criança que ocorre até 1 ano de vida. O maior número de mortes ocorre principalmente nos primeiros sete dias.
As principais causas são:
? Doenças relacionadas ao período da gestação e parto, principalmente a prematuridade, o baixo peso de nascimento (menor que 2.500 kg.) e as doenças respiratórias e infecciosas
? Malformações congênitas
? Pneumonias
PRÉ-NATAL É FUNDAMENTAL PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL