Para uma melhor implementação e execução do PGD em orgãos ou entidades da Administração Pública Federal, é importante estabelecer uma comunicação efetiva com as chefias e os servidores. Neste sentido, sugere-se a adoção de uma estratégia de comunicação interna centrada na informação, enfatizando-se seus aspectos principais, de modo que os servidores obtenham o conhecimento necessário para que o PGD possa ser efetivamente implementado sem maiores dificuldades.
Apresentamos algumas sugestões de temas para compor o plano de comunicação:
O que é o PGD e sua importância no contexto da Administração Pública Federal e do órgão/entidade em particular;
Atividades, modalidades e regimes de execução;
Processo de seleção, sempre que aplicável;
Plano de trabalho do participante;
Sistema de informática adotado;
Avaliação do plano de trabalho do participante;
Desligamento do PGD;
Competências e responsabilidades do participante;
- Reuniões de equipe periódicas e objetivas;
- Reuniões de feedback entre chefia e participantes.
A comunicação deve ser simples, clara e direta. Para melhor alcance da mensagem para com o público-alvo, deve-se utilizar os canais que o órgão/entidade já possui em seus comunicados com servidores e chefias. Outros canais também são sugeridos, caso haja possibilidade.
Para as ações de comunicação do PGD, sugere-se o uso de e-mails institucionais, veiculação de notícias na intranet ou internet da organização, veiculação da informação em folders ou cartazes na instituição, realização de seminários e/ou webnários, envio de conteúdo por aplicativos de mensagens instantâneas (como o whatsapp institucional, por exemplo) e estabelecimento de canais para tirar dúvidas a respeito do programa.
Desta forma, a aplicação das regras do PGD será mais facilmente absorvida pelos envolvidos e este poderá ser implementado com maior facilidade.