Toda organização pública ou privada executa processos de internalização de pessoal. Essa dinâmica de recebimento de colaboradores e de integração aos desafios, tarefas e cultura organizacional é denominada de onboarding, termo que poderia ser traduzido como acolhimento ou integração.
O acolhimento de novos integrantes é de extrema importância para o desempenho de equipes de trabalho, mas essa importância se torna ainda maior quando se trata de PGD, uma vez que o programa permite maior flexibilidade na organização do trabalho, especialmente quando se trata de teletrabalho e de trabalho assíncrono. Questões importantes para a integração de acolhimento de novos integrantes devem ser estruturadas pelos gestores das unidades, tais como: Quem compõe a equipe?; Quais as funções de cada um?; Onde eu me encaixo?; Quais minhas tarefas?; Quais os combinados?; Qual o organograma do setor?; dentre outras.
Importante ressaltar que, apesar de o termo "acolhimento" remeter-nos à ideia da chegada de novos integrantes da equipe, é plenamente possível e desejável que o processo do onboarding seja feito com todos os membros da equipe, especialmente quando irão aderir a novas formas de trabalho no PGD.
Assim, sugerimos o material elaborado pela equipe da Consultoria Executiva em PGD, constando a proposta de integração e acolhimento que pode ser utilizada pelos órgãos/entidades, buscando inspirá-los a formatar modelos que sejam aderentes às suas realidades. Para conhecê-lo, clique aqui.