Notícias
PREVENÇÃO AO ASSÉDIO
Gestão promove palestra e oficina sobre práticas de gestão para ambientes com segurança psicológica
As práticas de gestão para ambientes de segurança psicológica foram destaques, na última terça-feira (12/8), da 2ª Prateleira de Serviços 2025, evento on-line de iniciativa do LA-BORA!gov, o laboratório de Gestão Inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Transmitido pelo canal do MGI no YouTube, o encontro virtual contou com palestras de especialistas e alcançou um público de 3 mil pessoas em menos de doze horas.
A ação teve o propósito de pautar os tipos de assédio no ambiente de trabalho, como preveni-los e combatê-los. Segundo a psicóloga e membro da equipe LA-BORA!gov, Lívia Ramalho, “nosso objetivo é tornar esse tema cada vez mais disseminado para que as pessoas saibam nomear, reconhecer e pedir ajuda. Também para que entendam como melhor construir esse espaço de prevenção mas que também enfrentem quando o assédio acontecer”.
De acordo com a diretora de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), Claudia Martinelli, para promover a inovação no setor público é preciso se atentar a uma dimensão silenciosa e absolutamente estratégica na gestão de equipes: a segurança psicológica. “Sem esse alicerce, qualquer tentativa de transformação é frágil, é superficial e insustentável com o tempo. Precisamos construir práticas de gestão que criem confiança, protejam a dignidade e abram espaço para que ideias possam florescer no setor público”, disse Martinelli. E completou, “não há criatividade onde há medo, não há colaboração onde há constrangimento, e não há inovação onde as pessoas não se sintam seguras para errar, propor, questionar e, sobretudo, serem quem elas são”.
Já a professora em Administração Pública e doutora em Ciências Políticas, Gabriela Lotta, apontou um outro aspecto do assédio e a relação direta que ele tem com a democracia. “O que a gente chama de assédio institucional não é baseado apenas nas relações pessoais entre indivíduos, é muito mais institucionalizado e sistematizado. O objetivo desse assédio institucional é enfraquecer a própria atuação da burocracia pública e a sua capacidade de servir como um bastião protetor da democracia”, explicou Gabriela.
Tipos de assédio
Para falar sobre os tipos de assédio existentes e suas principais características, participou a médica, especialista em Saúde Mental e Trabalho, doutora em Direito e servidora pública, Luciana Baruki. “O combate e o enfrentamento do assédio é um compromisso coletivo. A gente também tem o dever de testemunhar, às vezes de falar de uma situação que vimos, mesmo que não tenha sido diretamente com a gente. É uma questão também de nós, como seres humanos e como sociedade, evoluirmos, para um lugar com mais dignidade e mais democracia!”, defendeu.
A Prateleira de Serviços
A Prateleira de Serviços é uma das principais iniciativas do LA-BORA!gov. Criada em 2021 para alcançar mais pessoas e órgãos em um único evento, ela oferece oficinas temáticas sobre práticas de gestão inovadoras e inclusivas. As oficinas são abertas ao público e são realizadas de forma remota, com parte do evento em transmissão ao vivo no YouTube.
Ao longo de quatro anos já foram realizadas 28 oficinas, com aproximadamente 3 mil participantes diretos, e 18 vídeos no YouTube que somam cerca de 40 mil visualizações. Ao todo, foram 156 pessoas envolvidas na produção das edições, entre time fixo, time volante, especialistas e Free-LAs.
Após a palestra foi realizada a oficina “mão na massa” para pessoas inscritas previamente. A palestra foi gravada e está disponível no canal do MGI no Youtube.