Notícias
Semana de Inovação
MGI apresenta plataforma inteligente de movimentação de pessoal no primeiro dia da Semana de Inovação 2025
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu, na manhã desta terça-feira (30), um painel para discutir o cenário atual da movimentação de pessoal no serviço público. A ocasião também serviu de oportunidade para apresentar a plataforma Recruta.gov, projeto ainda em fase de desenvolvimento.
O painel foi realizado no evento Semana de Inovação 2025, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e contou com apresentações de Roney Guimarães Brum e Francismara Alves de Oliveira Lima, da Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI.
O Recruta.gov constitui-se num sistema inteligente de classificação, análise e disponibilização de perfis de agentes públicos, com o objetivo de encontrar de forma rápida e precisa profissionais qualificados para atuação em situações de emergência e/ou calamidades públicas. Está sendo desenvolvido com base em dados oficiais do banco de dados do Portal Currículos e Oportunidades, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O sistema classifica cada experiência, formação, capacitação e conhecimento técnico em categorias, subcategorias, áreas e subáreas previamente definidas. A partir disso, usa o aprendizado de máquina, campo da inteligência artificial, para descobrir padrões e novas combinações de competências. O resultado é entregue por meio de um painel interativo, que permite localizar, em segundos, servidores com perfis altamente específicos.
O projeto representa uma iniciativa inovadora no campo da gestão de pessoas e de resposta a crises. Ele permitirá a otimização da identificação e alocação de talentos, diminuindo o tempo de busca por perfis específicos dentro do quadro de servidores do governo federal.
Com o uso da nova plataforma, estima-se que o prazo para prover uma equipe multitarefa possa ser reduzido para 10 ou 15 dias. O sistema permitirá reduzir a necessidade de processos seletivos ou treinamentos que podem levar meses. Igualmente, permitirá aumentar a assertividade na alocação, ao correlacionar, com base em dados, habilidades e funções de servidores já integrados ao serviço público.
O Recruta.Gov será, inicialmente, utilizado nas movimentações especiais, para o atendimento de demandas urgentes e emergenciais. Contudo, a intenção é que seja expandido para todos os processos de movimentação de pessoal, com o uso dos dados do dimensionamento da força de trabalho e, possivelmente, do perfil profissiográfico.
Cenário atual da movimentação de pessoal
A movimentação de pessoal é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, permitindo a adequação da força de trabalho do serviço público federal, com intercâmbio de talentos dos quadros de pessoal.
Nos últimos anos, alguns desafios relacionados ao tema são: a dificuldade para identificar perfis específicos; o uso da mobilidade apenas de forma pontual, sem planejamento de longo prazo; a ausência de integração de informações sobre perfis, movimentações e desempenho; e a escassez de indicadores para apoiar a tomada de decisão. Esses desafios podem resultar em perda de eficiência no aproveitamento dos servidores já disponíveis, menor capacidade de resposta a crises e redução do potencial de inovação e cooperação entre órgãos.
As evidências e recomendações internacionais demonstram a relevância da realização de diagnóstico contínuo das competências existentes, mapeando lacunas atuais e futuras para antecipar políticas de desenvolvimento e concursos públicos. Além disso, mostram que alocar servidores em atividades mais compatíveis com seu perfil possibilita aumento da motivação e redução da rotatividade de profissionais.
Com o Recruta.gov, o MGI avançará ainda mais na migração para o modelo proativo de mapeamento contínuo, utilizando a movimentação de servidores não apenas para a recomposição de quadros, mas também para apoiar projetos prioritários e programas voltados para a formação profissional e de lideranças.
A pasta vem trabalhando para transformar a mobilidade em um instrumento estratégico de desenvolvimento do capital humano e de ampliação da representatividade em cargos estratégicos, fortalecendo a capacidade de resposta e inovação do Estado.