A obra nasceu da experiência coletiva da Turma 5.0 e do reconhecimento da diversidade como elemento essencial para o fortalecimento das instituições públicas. Inspirados por edições anteriores do Programa LideraGOV, os participantes decidiram transformar vivências, aprendizados e propostas em um livro que dialoga diretamente com os desafios contemporâneos da gestão pública.
Sobre a publicação
Publicado em
05/01/2026 17h43
Atualizado em
04/02/2026 08h40

- .
Origem e propósito
O livro "Diversidade que Transforma" é uma obra de autoria coletiva dos alunos da 5ª edição do Programa LideraGOV, organizada pela Enap em parceria com o MGI e o MIR. A publicação reúne relatos, reflexões e propostas que evidenciam a diversidade como um ativo estratégico para a liderança e para a transformação do serviço público.
O objetivo da publicação é construir um legado coletivo da Turma 5.0, por meio de uma obra escrita por seus próprios participantes. Os capítulos traduzem, em relatos, reflexões e propostas, a diversidade de experiências, vivências e visões de mundo que compõem o serviço público federal, inspirando a formulação de políticas e práticas públicas mais inclusivas, representativas e eficazes.
A obra parte do princípio de que a diversidade é um ativo estratégico do Estado brasileiro. Ao apresentar experiências vividas por servidores públicos federais de diferentes origens, o livro evidencia como a pluralidade fortalece a gestão pública e como a liderança pode ser um instrumento de transformação institucional e social.
Nesse sentido, a publicação contribui para a ampliação do debate sobre diversidade na administração pública, dialogando com temas como políticas afirmativas, liderança inclusiva, vivências de pessoas com deficiência no serviço público, liderança e maternidade, entre outros.
O livro conta com 3 partes
- Parte 1 – Eu sou o serviço público: perspectivas que transformam
Relatos em primeira pessoa sobre o ingresso e a trajetória de servidores públicos em instituições federais. Valorização da vivência como servidor ou servidora pública.
- Parte 2 – Conviver e liderar na diversidade
Reflexões de convivência e liderança, aprendizado com o outro e práticas de gestão inclusiva em ambientes diversos.
- Parte 3 – Propostas para um serviço público plural e inclusivo
Capítulos voltados à proposição de políticas, projetos, ferramentas e recomendações concretas para transformar a cultura institucional do setor público brasileiro em algo mais justo, diverso e eficiente.