Posfácio
“Só misturando pra ver o que vai dar!”¹, diz o refrão de um clássico rock nacional. A Enap parece ter escutado e resolveu fazer uma edição do já consagrado LideraGOV voltada para a diversidade. Dos 50 alunos aprovados, 58% são pessoas negras, 40% brancas e 2% amarelas. Além disso, 32% da turma é composta por pessoas com deficiência. E ainda temos paridade de gênero! Essa mistura deu samba, e é um pouco dessa riqueza das diferenças que você vai ver por aqui.
Somos orquestra, batuque e bolero. Somos múltiplos, cada um com seu instrumento, cada um com seu timbre, cada um no seu ritmo. Juntos, fazemos música. Somos um grupo potente e coeso e, nesse capítulo coletivo, queremos mostrar como estamos afinados. Para construí-lo, fizemos algumas perguntas à turma, que, super conectada, respondeu muitas vezes em coro.
Ao serem questionados sobre a contribuição do programa para o seu desenvolvimento, expressões como transformação pessoal, divisor de águas, valorização do serviço público e fortalecimento de propósito foram recorrentes. E teve gente voltando a fazer terapia para dar conta do tanto que o Lidera mexe com a gente!
O LideraGOV se apresentou em um espaço onde todas as ideias revolucionárias da minha cabeça encontram as ideias revolucionárias de outras cabeças do serviço público. Estar nesse ambiente me mostra que não sou ‘uma peixe’ fora d’água e que posso fazer a diferença onde eu estiver, se eu souber usar as ferramentas certas.
O LideraGOV tem sido uma verdadeira escola de autodescoberta. Contribui não apenas para o meu desenvolvimento profissional, ao oferecer ferramentas de gestão, inovação e transformação digital, mas também para meu crescimento pessoal, ao provocar reflexões profundas sobre propósito, vocação e legado. Cada encontro, cada troca com colegas e professores, renova em mim a convicção de que o serviço público pode ser mais humano, inclusivo e transformador.
O LideraGOV representou uma verdadeira virada na minha trajetória profissional e pessoal. Esperava apenas um curso de liderança, mas encontrei uma experiência transformadora: desenvolvi autoconhecimento, habilidades práticas de liderança humanizada, ampliei minha visão sobre diversidade e gestão de equipes, e passei a superar continuamente minhas próprias limitações, tornando-me referência e inspiração para outros.
O programa foi um divisor de águas: há um “antes” e um “depois”. Eu já tinha a inquietação e o desejo de transformar; o LideraGOV me deu o empurrão — com método, ferramentas e rede. O LideraGOV transformou disposição em prática — e abriu horizontes que eu nem imaginava alcançar.
“O que tem sido mais relevante em sua participação no programa?”, perguntamos. A diversidade da turma, os instrutores incríveis, os encontros com os mentores e o conteúdo inovador foram citados. O Lidera é sentido como um espaço seguro de aprendizado e reflexão, com escuta ativa e engajamento genuíno.
O mais relevante tem sido a jornada coletiva. Estar lado a lado com colegas que compartilham sonhos, desafios e esperanças para o Brasil fortalece a crença de que não estamos sozinhos. Somos parte de uma rede que, unida, pode promover mudanças reais. A energia da turma, o espírito colaborativo e a certeza de que estamos escrevendo história juntos têm sido o maior presente desta caminhada.
Uma rede de apoio, aprendizado mútuo e colaboração. As vivências, a diversidade de temas e metodologias, e o acolhimento da equipe criaram um ambiente seguro para experimentar, errar, crescer e me reinventar como líder.
Uma coisa muito relevante foi a reunião que tive com a coordenação do LideraGOV antes da minha matrícula e tive certeza que estaria em um lugar onde minhas singularidades seriam acolhidas e não repreendidas.
A próxima pergunta foi sobre qual disciplina a turma mais tinha gostado. “Pergunta difícil”, responderam. “Eu gostei de todas as disciplinas. A última aula sempre é a que eu mais gostei, até chegar a próxima aula e eu acho que é melhor ainda!”
Fato! Aprendemos muito por aqui. Aprendemos sobre Propósito e Espírito Público com Roberta Eugênio, que também nos ensinou a nos indignar com classe em busca de um Estado que nos proteja. Livia Ramalho, especialista em FIB (Felicidade Interna Bruta), Carolina Resende e Marcelo Ivo em Competências Comportamentais, Autoconhecimento e Autoliderança. Um luxo! Aprendemos que sonhar grande custa o mesmo que sonhar pequeno e que aqui o choro é livre e as emoções importam. Música para nossos ouvidos. Literalmente. “Doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim”, canta Milton. E nos encanta.
Aprendemos sobre autopercepção com Ane Silva, sobre tempo e escolhas com Clemens Santos, Burocracia Representativa com Marcela Timóteo, e Gestão por Resultados, com Rodrigo Delgado. Luana Faria trouxe uma Comunicação Impactante, Daniel Avelino, as Políticas Públicas, Luiz Sérgio, o Líder na Integridade. Mariana Dalcanale, uma Gestão Orientada para Resultados. A IA (Inteligência Artificial) veio forte com Erick Muzart e as Ciências Comportamentais com Marizaura Camões. Fernando Coelho falou sobre a complexidade de sermos servidores públicos e nos apresentou um Estado como Solução.
A Diversidade veio em pauta, com Nayara Falcão, Fernanda Boaventura, Carla Antloga, Bianca Silva, Glaucia Silveira, João Ricardo Figueira e Juliana Teixeira.
Henrique Santana, com sua Gestão Humanizada, conquistou a turma e fez muita gente se emocionar com a meditação do coração. Mal sabíamos que ele também fosse provocar uma nova enxurrada de emoções na devolutiva cuidadosa e precisa de nossas entregas do primeiro bloco. Mafoane Odara foi impactante: “Quando a gente sabe quem a gente é, o mundo não nos confunde”. O Lidera surpreende a cada aula!
O entusiasmo de Ana Paula Peron foi absolutamente contagiante! “Perguntem”, ela disse, “estou aqui para vocês”. Para além de resolver conflitos, aprendemos que podemos transformá-los em oportunidades de crescimento. Foi tão bom que pedimos bis e conseguimos! Esse Lidera consegue enfeitiçar os melhores para os nossos encontros. Guilherme Alberto Almeida conduziu majestosamente uma aula que nos levou a filosofar com profundidade sobre Inovação. Tudo lindo, “divino e maravilhoso”, como na canção de Gal!²
A Oficina de Escutatória com Pauline Charoki também foi marcante. Uma jornada sem volta, com sabedoria para termos conversas mais produtivas. Pauline nos ensinou a beleza de fazer perguntas. Perguntas interessadas, perguntas poderosas, perguntas palco.
A disciplina que mais me tocou foi a de Liderança para Resultados, porque me fez refletir sobre a essência do serviço público: entregar valor real à sociedade. Cada conceito estudado mostrou que liderança não é apenas técnica, mas também sensibilidade, coragem e capacidade de inspirar pessoas em meio a cenários complexos. Foi uma disciplina que me fez sentir o peso — e o privilégio — da responsabilidade de servir.
E a turma já está usando o repertório aprendido aqui em suas instituições! Quando perguntamos como a participação no LideraGOV pode contribuir para um serviço público mais inovador, eficiente, diverso, acessível e inclusivo, olha só o que recebemos:
Já comecei a desenhar uma Política de Diversidade e Inclusão para ser submetida e implementada em caráter de piloto no meu campus para posterior replicação em todo o Instituto Federal do qual faço parte.
Minha participação me permite ampliar o olhar e assumir um compromisso mais consciente com a inovação e a diversidade no serviço público. Ao aplicar o que aprendi no LideraGOV, acredito que posso ajudar a construir processos mais ágeis, decisões mais transparentes e políticas mais próximas da realidade das pessoas. Ser parte deste programa me dá as ferramentas e, principalmente, a inspiração para transformar o espaço em que atuo em um ambiente mais inclusivo, humano e eficiente.
Tenho convicção de que estou conseguindo conectar o conteúdo do programa com a minha prática na sociedade. No âmbito do Conselho Municipal de Direitos da PcD, temos trabalhado ativamente na implementação de inovações que transformam as políticas públicas locais em iniciativas mais inclusivas e acessíveis. É gratificante participar deste movimento em Poços de Caldas, fortalecendo a Rede PcD junto à Prefeitura Municipal e caminhando para ser uma cidade referência em inclusão.
O LideraGOV me deu método, rede e tração para transformar inquietação em resultados. Isso torna as entregas mais simples, rápidas e justas — inovação com propósito, eficiência com transparência e serviços pensados para todas as pessoas.
E será que é possível descrever o LideraGOV em uma frase? Aqui o povo caprichou e temos frases que seriam hits se músicas fossem:
O LideraGOV é certamente aquele rio de Heráclito, um rio com águas turbulentas que movem pedras, conceitos, preconceitos e certezas, mas também um rio de águas calmas que transformam na essência quem se deixa levar, mas o certo é que jamais se pode entrar duas vezes nesse mesmo rio, pois já não se é mais o mesmo a entrar e tampouco as águas são as mesmas.
O LideraGOV é um meio de capacitação e principalmente motivação, não somente para gestão e liderança, mas principalmente para evidenciar a importância da relação humanizada que deve existir em todo o serviço público.
O LideraGOV representa um espaço de aprendizado e transformação, onde teoria e prática se encontram para fortalecer minha atuação como líder no serviço público.
O LideraGOV é a minha jornada da ressignificação de conceitos, de posturas, que reacende em mim a paixão por servir e o desejo profundo de transformar o serviço público em um espaço de esperança e de resultados para todos os brasileiros.
O LideraGOV é uma jornada de transformação que fez de mim o líder que eu sempre quis ter: motivador, inspirador e comprometido com o progresso coletivo.
O LideraGOV é inovação viva em ato — uma oportunidade que abre fronteiras, cria rede e transforma inquietação em resultados no serviço público.
Estamos construindo juntos um sentido. Nossas histórias se somam. Somos lideragovers e também lideralovers, apaixonados, entusiasmados, filósofos. Na mesma frequência, como disse uma colega. Que tudo! Somos eternos aprendizes. Eternos questionadores. As lágrimas têm sido recorrentes por aqui. Permitidas e importantes, pois demonstram que somos tocados. E tocados, transformaremos!
A coexistência de diferenças é a grande riqueza de nossa humanidade. Já passou do tempo de aceitarmos e de “tolerarmos” a diversidade. Precisamos celebrar e usufruir da diversidade! Estamos mesmo despertando para análises e reflexões profundas.
Com olhares diversos para o mundo, somos lideranças públicas comprometidas com a transformação do Estado e com a entrega de valor à sociedade.
Dos LideraGOVers 5.0
Por Juliana Coutinho Oliveira
¹ Da canção “Homem Amarelo” – O Rappa
² Da canção “Divino, Maravilhoso” – Gal Costa