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Perguntas Frequentes - SIC

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Publicado em 28/09/2023 16h58 Atualizado em 09/10/2025 10h46
    • O que é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (Fala.BR/Acesso à Informação)?

      É um sistema que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.

    • Quem pode ter acesso à informação?

      Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso à informações aos órgãos e entidades, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    • Quais os objetivos da Rede SIC?

      I  - atender e orientar o cidadão quanto o acesso à informação;

      II - informar sobre a tramitação de documentos nos órgãos e nas entidades integrantes da estrutura organizacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública; 

      III - receber e registrar pedidos de acesso à informação; e

      IV - aperfeiçoar a transparência das informações no âmbito do  Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    • Como fazer o pedido de informação?
      1. Pedidos via internet devem ser realizados através do Serviço de Informação ao Cidadão: Fala.BR.
      2. É possível enviar o pedido via correios: basta preencher o Formulário de Acesso à Informação e remeter ao endereço da Ouvidoria da SENAPPEN.
      3. Para atendimento presencial, basta realizar o agendamento prévio junto à Ouvidoria da SENAPPEN e apresentar o Formulário de Acesso à Informação devidamente preenchido na data e horário agendados.
    • O pedido de acesso à informação deverá conter:
      1. Nome do requerente;
      2. Número de documento de identificação válido;
      3. Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
      4. Endereço fixo ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
    • O que acontece com minha manifestação após o registro no Fala.BR/Acesso à Informação?
      Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-la.
      A ouvidoria poderá responder sua manifestação; solicitar que você a complemente; prestar orientações; encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão ou poderá também encaminhar para outro órgão/entidade, dependendo do caso. Você sempre será comunicado sobre o andamento adotado.
    • Quem é o responsável pela gestão e manutenção da plataforma Fala.BR?

      A Controladoria-Geral da União (CGU) é responsável pela gestão e manutenção do sistema, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU).

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