Seminário Marco Zero das Pesquisas de Provimento em APS
Nos dias 19 e 20 de maio de 2025, o Ministério da Saúde (MS) realiza em Brasília (DF) o Seminário Marco Zero das Pesquisas de Provimento em Atenção Primária à Saúde, que marca o início do ciclo institucional de monitoramento e avaliação de pesquisas contratadas pela Pasta. Com base na racionalidade da gestão baseada em evidências, o evento busca possibilitar o diálogo entre pesquisadores, gestores e formuladores de políticas públicas, orientando a produção de conhecimento aplicado à melhoria das estratégias de provimento e fixação de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro também é uma oportunidade para apresentar o escopo metodológico e os objetos de investigação das pesquisas apoiadas pelo MS; estimular a articulação entre instituições acadêmicas, gestores do SUS e instâncias de formulação de políticas públicas; sistematizar subsídios técnicos para o aprimoramento das ações federais de provimento e fixação na Atenção Primária à Saúde (APS); e deliberar sobre os mecanismos de governança colaborativa e estabelecer uma rede nacional de pesquisa em recursos humanos para a saúde.
Durante o evento, que acontece no âmbito do Programa Mais Médicos, também será possível estabelecer marcos referenciais comuns para o acompanhamento das pesquisas em execução, a produzir recomendações técnicas com base em achados estimados das pesquisas e formar uma rede técnico-científica colaborativa com participação de pesquisadores, instituições formadoras e gestores públicos.
Entenda mais
A distribuição desigual de médicos no território nacional, com acentuada concentração em regiões urbanas de maior densidade populacional, configura uma barreira histórica à efetiva consolidação da APS como eixo estruturante da Rede de Atenção à Saúde. Tal cenário compromete a universalidade e a equidade do SUS, ao dificultar o acesso contínuo e integral à atenção básica nas áreas rurais, remotas e socialmente vulneráveis, onde as necessidades em saúde tendem a ser mais complexas e menos assistidas.
Neste contexto, o Programa Mais Médicos representa uma das principais estratégias nacionais voltadas à ampliação do acesso à saúde nessas regiões. No entanto, os desafios persistem especialmente no que se refere à fixação de profissionais alocados, o que demanda ações estruturadas, sustentáveis e informadas por evidências científicas robustas.
Programação
19 de maio de 2025
- 9h às 9h45 - Abertura e Boas-Vindas
- 10h às 10h15 - Panorama e Contextualização dos Projetos de Pesquisa
- 10h20 às 12h - Conferência 1: Evidências Territoriais e Formação Médica para o Fortalecimento do Cuidado
- 12h15 às 13h50 - Intervalo
- 14h às 16h - Conferência 2: Atração, Fixação e Impacto: Novas Abordagens para a Gestão da Força de Trabalho na APS
- 16h às 16h30 - Considerações Finais
- 16h30 às 17h - Encerramento
20 de maio de 2025
- 9h30 às 12h - Reunião com pesquisadores para constituição de uma rede colaborativa das pesquisas sobre o Programa Mais Médicos