A Prestação de Serviços Especializados em Caráter Complementar é uma estratégia de mobilização de toda a estrutura de saúde pública e privada de atenção especializada para beneficiar o povo e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Um suporte na hora certa quando os serviços públicos de saúde - municipais, estaduais e distritais - não conseguirem atender toda a demanda por atendimentos e estiverem com o sistema local sobrecarregado.
Como funciona
Contratações
Prestação de consultas, exames, procedimentos diagnósticos e terapêuticos e cirurgias eletivas em estabelecimentos privados com ou sem fins lucrativos, como consultórios, clínicas, hospitais, centros diagnósticos.
Os serviços podem aderir ao Programa por meio de um edital de Chamamento Público, em regime de fluxo contínuo, com vistas ao credenciamento da oferta de entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, interessadas em prestar serviços de saúde especializados, a serem contratadas pelos gestores locais.
O protocolo de credenciamento pelo Ministério da Saúde acontece no Sistema InvestSUS, que depois de submissão e aprovação por uma Comissão Examinadora de Credenciamento (CEC) publiciza a lista com os serviços disponíveis e envia aos Grupos Condutores Estaduais para que os estados e municípios possam analisar, pactuar e contratar conforme a necessidade.
Importante:
- A contratação só pode acontecer se os serviços já não estiverem sendo prestados na rede local.
- A União só pode contratar a capacidade ociosa dos estabelecimentos (ou seja, o que está disponível e não sendo usado).
- Não pode haver sobreposição com contratos já feitos por estados e municípios.
Contratação é feita com empresas que já oferecem toda a estrutura necessária para realizar os atendimentos denominadas como EqAE - Equipe de Atenção Especializada, que devem fornecer:
Essas empresas atuam em hospitais públicos ou privados com ou sem fins lucrativos que tenham capacidade técnica e estrutura ociosa. Para participar, é preciso que elas atendam as exigências dos Editais de credenciamento publicado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ou pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Elas devem atender aos requisitos.
Prioridade para hospitais com:
- De 30 a 50 leitos
- Taxa de ocupação inferior a 60%
- Pelo menos duas salas cirúrgicas com produção menor que 1,6 cirurgias em sala por dia
Outras regras: Profissionais que já trabalham no SUS só podem ser contratados para horas extras, respeitando o limite semanal da categoria.
150 carretas até 2026 pelo Brasil levando atendimento especializado a populações que vivem em locais de difícil acesso ou com pouca oferta de serviços.
A contratação é feita com empresas que fornecem unidades móveis de atenção especializada com equipes, equipamentos e toda a estrutura necessária para realizar os atendimentos. Os serviços são contratados pela AgSUS.
Locais prioritários
Comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, dos campos, das águas e das florestas.
Áreas de difícil acesso ou de difícil provimento.
Locais com alta demanda e tempo de espera elevado, onde estado ou município solicitar apoio.

