Declaração de Óbito - manual de instruções para preenchimento
Destinado a apoiar médicos e técnicos/gestores do Sistema de Informações sobre Mortalidade para o correto preenchimento e estabelecimento de fluxos da Declaração de Óbito.
Destinado a apoiar médicos e técnicos/gestores do Sistema de Informações sobre Mortalidade para o correto preenchimento e estabelecimento de fluxos da Declaração de Óbito.
Resultados das ações nos anos 2020 e 2021O | O referido Plano traz a estratégia de gestão de riscos e a organização da vigilância e resposta às ESP, onde parametriza com requisitos básico a atuação do SUS na identificação, na preparação, no alerta e na resposta a possíveis ESP. Essas estratégias são coordenadas e articuladas entre as diversas áreas técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
As informações abordadas ao longo dos capítulos compõem um panorama abrangente sobre a pandemia de covid-19 e algumas de suas implicações para a vigilância em saúde em âmbito nacional. Desse modo, serão abordados assuntos que vão desde a situação epidemiológica da doença no Brasil até a visão geral da saúde única, transpassando por temas mais específicos, como comorbidades e fatores ligados à mortalidade, doenças crônicas, doenças transmissíveis, envelhecimento e idosos, investigação epidemiológica e distanciamento social, complexo penitenciário, assim como a contribuição do EpiSUS-Avançado para o enfrentamento da doença e a aplicação de tecnologias com uso em potencial da epidemiologia baseada em esgoto.
Esta publicação pretende aprimorar a prática da análise da situação de saúde no Brasil e fortalecer, cada vez mais, a capacidade analítica do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o conhecimento sobre a magnitude e as tendências históricas dos riscos de adoecer e morrer, e trazendo subsídios para a tomada de decisões na área de saúde, estimulando uma prática na saúde coletiva que seja baseada no conhecimento dos problemas e das necessidades da saúde.