Folder - Cuidados com casas, escolas e outros estabelecimentos pós-enchente
O Ministério da Saúde recomenda que casas, escolas e outros estabelecimentos só devem ser ocupados após a realização da lavagem e desinfecção.
O Ministério da Saúde recomenda que casas, escolas e outros estabelecimentos só devem ser ocupados após a realização da lavagem e desinfecção.
O Plano de Ação do Evento (PAE), com o objetivo de organizar e estabelecer as ações necessárias para uma resposta oportuna ao evento atual de saúde pública, direcionando as atividades de vigilância e assistência relacionadas à dengue e a outras arboviroses. O PAE se concentrará nas ações de resposta à emergência, definidas nos processos de vigilância epidemiológica, controle vetorial, diagnóstico laboratorial, farmacovigilância (vacina Qdenga) e assistência (manejo e cuidados clínicos).
O presente documento técnico apresenta uma série de diretrizes e etapas a serem seguidas durante o processo de elaboração dos planos de contingência, desde a identificação e análise dos riscos até a implementação, o monitoramento e a revisão contínua das estratégias adotadas. Serão abordados temas como estrutura organizacional, comunicação, logística, vigilância em saúde, capacitação de profissionais de saúde, entre outros aspectos relevantes para uma resposta eficaz diante de emergências.
Portfólio (Profesp) | Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública - 2023
o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação tem por objetivo nortear a atuação do MS na resposta às ESP, buscando uma atuação coordenada no âmbito do SUS.
O Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública: Febre Amarela descreve as ações e as estratégias de contenção de surtos e epidemias a serem adotadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, para preparação e resposta oportuna às emergências em saúde pública de febre amarela (FA).