Guia - Diretrizes para o enfrentamento da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública
Guia para o enfrentamento da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública
Guia para o enfrentamento da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública
Vigilância em Saúde e Ambiente | Ministério da Saúde | 2ª edição - 2025
Publicação direcionada a profissionais de saúde, com orientações claras para a aplicação dos imunizantes contra a COVID-19 em esquemas de vacinação especial e de rotina.
Este Guia traz a primeira versão do Guia de Vigilância Integrada da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios de Importância em Saúde Pública
Este documento apresenta as ações de vigilância em saúde da covid-19 realizadas pela SVSA ante as mudanças no cenário epidemiológico da covid-19 que foram continuadas após a revogação da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em território nacional, em 2022 e da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), no âmbito internacional, pela OMS em 2023.
Nesta edição, incorporamos as bases orientadoras para a elegibilidade dos casos que poderão ser submetidos à necropsia convencional ou aberta, nas salas de necropsia com nível de biossegurança 2 (NB2), contemplando o uso dos testes diagnósticos para o SARS-CoV-2, bem como os EPIs a serem utilizados e as medidas de biossegurança a serem seguidas. Para as equipes dos cemitérios permanecem as recomendações contidas na segunda edição publicada em novembro de 2020.
Esta segunda edição corresponde à 14ª versão do documento elaborado pelo Programa Nacional de Imunizações.
Publicação destinada a orientar os médicos sobre o preenchimento das condições e causas do óbito (bloco V da Declaração de Óbito) no contexto da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à covid-19.
As perguntas, agrupadas em blocos nesta publicação, foram realizadas durante as videoconferências de apresentação das novas orientações e no decorrer do processo de trabalho, pelos profissionais codificadores e gestores do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) nas esferas estaduais e municipais.
Publicação que se destina a padronizar a codificação das causas de morte informadas na Declaração de Óbito, considerando a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças, no contexto da covid-19
Publicamos a versão II do documento intitulado “Codificação das causas de morte com menção da síndrome inflamatória multissistêmica no contexto da doença causada pelo Coronavírus (covid-19)”. A principal mudança adotada nesta versão diz respeito às orientações acerca do uso do novo código marcador da síndrome inflamatória multissistêmica associada à covid-19, lançado pela Organização Mundial da Saúde.
Este documento visa detalhar estas ações e apresentar orientações aos gestores e trabalhadores de saúde acerca dos conteúdos correlatos, de modo a facilitar a implementação das ações de atenção e vigilância à saúde nos estados e municípios, bem como descrever os avanços alcançados pelo programa Diagnosticar para Cuidar
A secretaria de Vigilância em Saúde ativou uma sala de situação com Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de levantamento do estado da arte da vigilância genômica no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tendo como produto final esta proposta de estratégia de atuação da SVS para fortalecer a vigilância genômica do SARS-CoV-2.
O Ministério da Saúde atualiza o Diagnosticar para Cuidar com o PLANO NACIONAL DE EXPANSÃO DA TESTAGEM PARA COVID-19 (PNE-Teste) que tem a finalidade de expandir o diagnóstico da covid-19 por meio do teste rápido de antígeno (TR-AG), para uso em indivíduos sintomáticos e assintomáticos, para monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços desta Pasta ministerial na contenção da pandemia no território nacional.
Em consonância com as orientações globais da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o PNO foi elaborado a partir das discussões que foram desenvolvidas pelos grupos técnicos no âmbito da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis de acordo com a Portaria GM/MS nº 1.841, de 5 de agosto de 2021 e as reuniões ordinárias Tripartite (MS/CONASS/CONASSEMS).