Nota Técnica nº 15/2023-CGARB/DEDT/SVSA/MS
Trata-se da normalização dos estoques dos inseticidas para aplicação espacial a Ultra Baixo Volume (UBV) para o controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus e da programação de distribuição aos estados. .
Trata-se da normalização dos estoques dos inseticidas para aplicação espacial a Ultra Baixo Volume (UBV) para o controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus e da programação de distribuição aos estados. .
Orientações para a vigilância aviária em humanos
Trata do aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios de importância em saúde pública na população pediátrica.
Trata-se da ampliação da oferta da vacina influenza para a população não vacinada a partir de 6 meses de idade.
Trata-se da administração concomitante da vacina Mpox e outras vacinas do Calendário Nacional de Imunizações.
Trata da ampliação da recomendação da vacina COVID-19 bivalente como dose de reforço para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.
Dispõe sobre diretrizes técnicas e recomendações de conduta para a vigilância da febre maculosa no Brasil, de acordo com classifiação das áreas.
Dispõem sobre cenário epidemiológico e tratamento da coqueluche a fim de informar sobre alternativa de tratamento na falta do medicamento Azitromicina 250 mg para vigilância da coqueluche no Brasil.
Nota técnica acerca da exumação de corpos de pessoas que foram a óbito (confirmados ou suspeitos) por covid-19.
Dispõe sobre diretrizes técnicas e recomendações de conduta para a vigilância da febre maculosa no Brasil de acordo com classificação das áreas.
Trata da retificação da Nota Técnica nº 17/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS (0032747661) que recomenda a inclusão de comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço com a vacina COVID-19 bivalente.
Trata da inclusão de comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço com a vacina COVID-19 bivalente.
Atualização do Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Mpox, publicado em 06 de março de 2023, que visa orientar a estratégia de vacinação contra a Mpox na profilaxia pré e pós-exposição, publicado pela Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, do Departamento de Imunização da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (CGICI/DIMU/SVSA/MS).
Alerta sobre caso de poliovírus derivado vacinal tipo 1 (PVDV1) no Peru e avaliação de risco para o Brasil sobre possível reintrodução de poliovírus selvagem (PVS) e surgimento de poliovírus derivado vacinal (PVDV) diante das baixas coberturas vacinais.
Orientações para o uso do teste rápido no diagnóstico de malária
Orientações sobre a estratégia e operacionalização da coleta de amostras de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swab combinado(nasal/oral) para diagnóstico laboratorial dos vírus respiratórios, no contexto da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Orientações sobre o fornecimento e uso do teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti -Mycobacterium leprae para avaliação de contatos de hanseníase, na Atenção Primária à Saúde - Código SIGTAP 02.14.01.017-1, conforme preconizado peloProtocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase.
Orientações sobre o fornecimento e uso do teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti -Mycobacterium leprae para avaliação de contatos de hanseníase, na Atenção Primária à Saúde - Código SIGTAP 02.14.01.017-1, conforme preconizado pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase.
Trata-se das atualizações e recomendações referentes aos registros dos esquemas das vacinas COVID-19 nos sistemas de informação.
Apresentação da posição da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreviníveis (CGVDI/DIMU/SVSA/MS) frente à atualização publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) das recomendações e orientações sobre as medidas de prevenção e controle (especificamente sobre o uso de máscaras e tempo de isolamento) no contexto da covid-19.
Informa sobre a identificação no Brasil da variante de preocupação (VOC) Ômicron - linhagem recombinante XBB.1.5; e orientações para a vigilância epidemiológica.