Boletim Epidemiológico de Doenças Tropicais Negligenciadas no Brasil - Número Especial | Jan. 2024
Morbimortalidade e resposta nacional no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | 2016-2020
Morbimortalidade e resposta nacional no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | 2016-2020
Este boletim tem como finalidade apresentar informações estratégicas destinadas a orientar as ações de saúde pública em hanseníase no âmbito nacional.
O Boletim Epidemiológico de HIV e Aids apresenta informações sobre os casos de HIV em gestantes/parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical, de infecção pelo HIV e de aids no Brasil, regiões, estados e capitais. As informações apresentadas descrevem o perfil epidemiológico dessas doenças na visão dos indicadores de saúde mais relevantes. Espera-se que as informações contidas neste documento possam contribuir para o controle do HIV e da aids no país, no sentido de fornecer subsídios à tomada de decisões nos níveis federal, estadual e municipal.
Este Boletín brinda información sobre el perfil epidemiológico de parvovirus, coberturas de vacunación, sífilis y Chagas congénitas, covid-19 y tuberculosis para el año 2022 en Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay.
Este boletim traz informações sobre o perfil epidemiológico das arboviroses, cobertura vacinal, sífilis e chagas congênitas, covid-19 e tuberculose para o ano de 2022 de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra - Número Especial - Vol.2 | Out.2023 - Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente
Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra - Número Especial - Vol. 1 | Out. 2023 - Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente
Boletim Epidemiológico de Sífilis - Número Especial | Out. 2023 - Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente
Boletim Epidemiológico de Hepatites - Número Especial | Jul. 2023 - Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente
Esta edição do Boletim Epidemiológico apresenta o número especial Vigilância em Saúde Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e discute a evolução dos indicadores ligados a Meta 3.9 - Até 2030
O presente Boletim busca apresentar informações estratégicas e formas de análise capazes de fornecer evidências para gestores, trabalhadores da saúde, setores parceiros, pesquisadores e sociedade civil na busca de intervenções compatíveis com os problemas identificados. Ainda, os resultados apresentados subsidiam o monitoramento dos dois primeiros anos da segunda fase (2021-2025) do Plano Nacional pelo Fim da TB, assim como a preparação do país para a 2a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Tuberculose, a ser realizada em setembro de 2023.
O presente Boletim Epidemiológico traz dados com o intuito de disseminar informações qualificadas para fortalecer a rede de cuidados, subsidiar ações para redução dos óbitos por causas evitáveis e promover a equidade no acesso aos serviços e às tecnologias disponíveis no SUS. Destacando as questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e aos aspectos ligados à maternidade, morbimortalidade e aos seus fatores de risco nos ciclos de vida das meninas e mulheres.
O presente Boletim Epidemiológico traz dados de hanseníase para ampla divulgação, além de subsídios para a tomada de decisão e a programação das ações em saúde pública.
Espera-se que as informações contidas neste documento possam contribuir para o controle do HIV/aids no país, no sentido de fornecer subsídios à tomada de decisões nos níveis federal, estadual e municipal.
São apresentados os casos de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita notificados até 30 de junho de 2022 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e transferidos das Secretarias Estaduais de Saúde ao Setor de Produção do Departamento de Informática do SUS (Datasus), do Ministério da Saúde. Além disso, evidenciam-se dados de mortalidade perinatal por sífilis congênita, obtidos por meio do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), com inserção da seção “Indicadores Epidemiológicos e Operacionais para o Monitoramento da Sífilis”, visando aperfeiçoar de forma permanente a produção de dados.