Bronquite
A bronquite é uma doença respiratória que causa inflamação nos brônquios (ductos que conduzem o ar para dentro e para fora dos pulmões). Além dessa função, os brônquios também aquecem, umedecem e filtram o ar, removendo partículas estranhas.
A bronquite pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções virais ou bacterianas, reações alérgicas e exposição a poluentes ambientais, como fumaça de cigarro e produtos químicos, entre outros. O processo inflamatório nas células do epitélio da mucosa brônquica e traqueal ocorre devido à ação de agentes biológicos, químicos ou mecânicos, causando hiperemia e edema na região, o que caracteriza a inflamação.
Sintomas
A bronquite pode ser classificada essencialmente em dois tipos: aguda e crônica. A principal diferença entre elas consiste na duração e na gravidade das manifestações clínicas.
- Bronquite aguda: infecção temporária dos brônquios, frequentemente associada a outras condições respiratórias. Costuma durar de uma a duas semanas.
- Bronquite crônica: caracterizada por crises frequentes que ocorrem por mais de três meses ao ano, com piora dos sintomas, especialmente pela manhã.
Os principais sintomas da bronquite são:
- Tosse com produção de muco;
- Sensação de peso no peito;
- Febre;
- Cansaço;
- Falta de ar;
- Irritação na garganta.
Diagnóstico
O diagnóstico da bronquite é essencialmente clínico e feito com base na história clínica do paciente e no exame físico. Em algumas situações, a prova de função pulmonar (espirometria) e a radiografia do tórax, podem ser utilizadas para auxiliar a estabelecer o diagnóstico diferencial.
Tratamento
O tratamento da bronquite varia conforme a causa subjacente. Podem ser prescritos medicamentos para aliviar sintomas e promover melhora do quadro clínico bem como da qualidade de vida do paciente. Medidas como manter a hidratação adequada, o uso de vaporizadores, analgésicos e descongestionantes, além de evitar a exposição aos fatores de risco, são úteis para aliviar os sintomas e prevenir novas crises. Em casos de infecção bacteriana, o uso de antibiótico será recomendado pelo médico.
Prevenção
- Cessar o uso do tabaco, já que o hábito de fumar é considerado um dos principais fatores responsáveis pelo desencadeamento da bronquite;
- Manter-se longe de ambientes com exposição a fumaça do cigarro e outros agentes desencadeadores de processos inflamatório, como tintas ou produtos de limpeza com cheiros intensos;
- Atualizar o cartão vacinal anualmente com a vacina contra gripe contribuiu para prevenir infecções respiratórias e, consequentemente, casos de bronquite;
- Manter hidratação adequada, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
- Lavar as mãos com frequência para reduzir o risco de infecções;
- Usar máscara ou outro equipamento de proteção se estiver exposto a inalação de elementos irritantes;
- Evitar o contato próximo com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória.