Notícias
PREVENÇÃO & NUTRIÇÃO
SUS: Pará registra maior quantidade de adolescentes com obesidade na região Norte
Acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Pará, quase 22 mil adolescentes de 10 a 19 anos de idade foram diagnosticados com obesidade - maior número entre os estados da região Norte do País. O número representa 7,2% dos jovens atendidos pela Atenção Primária em 2022. Dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, registraram também que mais de 55 mil jovens dessa faixa etária se encontram com sobrepeso no estado.
A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. Pais e responsáveis devem estimular o consumo diário de alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, feijão e outras leguminosas, além de evitar o consumo de bebidas adoçadas. A atividade física também serve como uma aliada na busca de uma vida saudável.
Nos dez meses do ano de 2022, a Atenção Primária à Saúde diagnosticou quase 1,4 milhão de adolescentes com sobrepeso, obesidade e obesidade grave no Brasil. A região Sul possui 13,1% de jovens obesos nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 11,4%; Centro-Oeste, com 10,9%; Nordeste, com 8,2%; e Norte, com 7,4% dos adolescentes acompanhados pelo SUS na região.
Ministério da Saúde