Notícias
VIGILÂNCIA PERMANENTE
Pará é o terceiro estado do Norte com mais casos de dengue em 2022
O Pará registrou, até a 37ª Semana Epidemiológica deste ano, 5,7 mil casos de dengue. Esse número está entre os maiores da região Norte e coloca o estado atrás apenas de Rondônia (10,5 mil) e Tocantins (21 mil). Apesar disso, o índice de casos para cada 100 mil habitantes do estado é relativamente baixo, 65 contra 631,3 da média nacional e 405,1 na média do Norte.
Em relação à chikungunya e zika os números paraenses também estão acima da média regional: com 302 e 73 casos respectivamente. E o sinal de alerta fica ainda mais evidente quando é levado em consideração que a época tradicional de aumento de casos na região é entre os meses de novembro e maio, ou seja, ainda está por vir.
O Ministério da Saúde segue desenvolvendo estratégias de combate ao Aedes aegypti. Entre as principais ações estão a distribuição contínua de larvicidas e inseticidas às Unidades da Federação, a capacitação das equipes técnicas e o incremento de tecnologias de enfrentamento ao mosquito.
Atualmente, uma das principais estrelas dessa batalha é uma bactéria chamada Wolbachia. Inoculada artificialmente em espécimes de Aedes aegypti, a bactéria impede que o mosquito seja infectado com os vírus da zika, dengue e chikungunya rompendo, assim, a cadeia de transmissão dessas doenças.
Jéssica Ferreira
Ministério da Saúde