Notícias
VIGILÂNCIA
Pará já recebeu mais de 498 mil testes RT-PCR para detectar casos de Covid-19
O teste RT-PCR é considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) para detecção da Covid-19, pois apresenta alta sensibilidade (aproximadamente 86%) e alta especificidade (acima de 95%) o que o torna capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada. O estado do Pará já recebeu, desde o início da pandemia, 498,8 mil reações. A nível Brasil, foram distribuídos mais de 32,2 milhões de testes para todos os estados.
Para a realização do teste, é coletada uma amostra da secreção respiratória. A metodologia pode identificar todas as variantes da Covid-19. A coleta deve acontecer o mais precocemente possível quando o paciente apresenta sintomas gripais ou sintomas respiratórios em sua fase mais aguda, ou seja, até o 8º dia após o início dos sintomas. Para pacientes graves hospitalizados, a coleta pode ser feita até o 14º dia do início dos sintomas.
Vacinação
A vacinação é a principal forma de prevenção contra os casos graves e óbitos pela Covid-19. No Brasil, mais de 492 milhões de doses já foram aplicadas na população, incluindo D1, D2, doses de reforço ou dose adicional. No Pará foram 14,7 milhões de doses aplicadas, da seguinte forma:
1ª dose – 6,3 milhões de doses aplicadas;
2ª dose ou dose única – 5,4 milhões de doses aplicadas;
1ª dose de reforço – 2,2 milhões de doses aplicadas;
2ª dose de reforço ou dose adicional – 780,6 mil doses aplicadas.
Sequenciamento genético
Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do sequenciamento genético ou diagnóstico diferencial é possível entender a história de um vírus, detectar variantes, estabelecer por onde ele passou, discutir programas de ação e atualizar vacinas.
Ministério da Saúde