Notícias
OASI recebe mais de 400 visitantes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), instalado no município de Itacuruba (PE) e gerido pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), abriu suas portas para as atividades da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 (SNCT) no Sertão de Pernambuco.

Em parceria com a Prefeitura de Itacuruba e com o projeto Desvendando o Céu Austral da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a programação foi iniciada no dia 21 de outubro e contou com apresentações culturais e palestras ministradas pela Dra. Plícida Arcoverde e pelo Dr. Eduardo Rondón, pós-docs do Observatório Nacional. Em seguida, foram realizadas observações do céu com os telescópios montados pela equipe da UFRPE.

- Estudantes conhecem instalações do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI)
Nos dias 22 e 23, a programação seguiu com apresentações culturais e a realização de oficinas de foguetes e robóticas nas escolas do município, além da visitação ao OASI. O dia 24 também foi dedicado à recepção de visitantes no OASI.
Além das turmas dos ensinos fundamental e médio de Itacuruba, compareceram professores e alunos dos municípios de Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Floresta, Itapissuma, Petrolândia, Petrolina, Recife, São Caetano e Serra Talhada.

- Estudantes visitam o OASI
Contando ainda com a presença de interessados em geral, o público visitante alcançou mais de 400 pessoas. Todos foram recebidos pela equipe do OASI – Plícida Arcoverde, Eduardo Rondón e os técnicos Airton Santiago e Alexandre dos Santos – com demonstrações de funcionamento do segundo maior telescópio instalado em solo brasileiro e palestras sobre a pesquisa desenvolvida pelo Projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional).

- Alunos conhecem segundo maior telescópio instalado em solo brasileiro
ON na SNCT em Brasília
O ON também marcou presença na SNCT em Brasília (DF) no estande Parque Pop Espacial, compartilhado com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) e com o Projeto Caça Asteroides – projeto de ciência cidadã realizado em parceria com IASC/Nasa Partner e MCTI. O evento recebeu mais de 100 mil pessoas em seus seis dias de duração. Como de costume, o ON levou diversos experimentos científicos e tecnológicos para a Semana Nacional, representando duas das suas principais áreas de atuação: Astronomia e Geofísica. Clique aqui e veja como foi.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Criada em 2004, chega em 2025 à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país e cem mil visitantes por edição em Brasília. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.