Perguntas Frequentes

Atualizado em 06/04/2021 15h40

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades do Observatório Nacional ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

1) Como visitar o Observatório Nacional? 
O ON não dispõe de um programa sistemático de visitação, mas as visitas podem ser agendadas com a Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência - DICOP, conforme disponibilidade de atendimento. O contato deve ser feito pelo e-mail

O MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins, sediado no mesmo campus do Observatório Nacional, tem programas regulares de visitação e de observação do céu. As informações podem ser obtidas no site www.mast.br/
2) Como adquirir o Anuário do Observatório Nacional? resposta
A compra do Anuário do Observatório Nacional é feita junto à Biblioteca do ON. O valor para compra direta é R$ 10,00 e para envio postal é de R$ 15,00. Para solicitar o envio postal, envie um cheque nominal a "Observatório Nacional", juntamente com o endereço de envio, para:

Biblioteca do Observatório Nacional
Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20.921-400

Instituições de pesquisa, ensino e outras bibliotecas recebem o Anuário do Observatório Nacional como doação. Solicitações devem ser feitas para o email anuario@on.br

O Anuário do Observatório Nacional é disponibilizado em PDF, em nosso site, basta acessar o menu lateral Biblioteca e logo após dentro Anuário do Observatório Nacional.
3) Como posso obter o horário de nascer e por do sol para determinada localidade em determinado dia?

Esses dados estão disponíveis no nosso site: gov.br/observatorio, seção "Serviços", "Anuário do Observatório Nacional". Escolha o ano desejado e abra a "Seção B" do Anuário. No Anuário são fornecidos os instantes para seis cidades brasileiras. Para solicitar o instante do nascer e do por do sol para outra localidade é necessário enviar e-mail para anuario@on.br

Caso a informação seja necessária a processos judiciais, ela deve ser solicitada por meio de ofício para:

Sr. João Carlos Costa dos Anjos
Diretor do Observatório Nacional
Rua General José Cristino, 77
São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20.921-400

O ofício deve conter as seguintes informações:

- dados do solicitante

- assinatura do solicitante

- localidade e data referentes à informação solicitada

 *** NO OFÍCIO DEVE CONSTAR O ENDEREÇO COMPLETO PARA O ENVIO DA NOSSA RESPOSTA. ***

4) O Observatório Nacional oferece curso de graduação?
O Observatório Nacional não oferece curso de graduação. O ON oferece mestrado e doutorado nas áreas de Astronomia e Geofísica, em conformidade com sua missão institucional. Para saber mais, basta acessar o menu lateral programa acadêmicos.
5) O ON oferece alojamento para os estudantes de pós-graduação?
O ON dispõe de uma casa de hóspedes para o alojamento temporário de estudantes, pós-doutorandos e pesquisadores de fora do estado do Rio de Janeiro que desenvolvam atividades nas unidades finalísticas da instituição. O número de vagas é limitado e a ocupação da casa é organizada pela Divisão de Pós-Graduação do ON, que define também o prazo máximo de estadia de cada hóspede, não podendo ser superior a 90 dias. O e-mail para contato é dppg@on.br e os pedidos devem ser feitos com pelo menos 30 dias de antecedência. A aprovação está sujeita à disponibilidade de vagas.
6) Como ter acesso à tabela com os vencimentos dos servidores do Observatório Nacional?
A tabela de vencimentos dos servidores públicos federais está disponível no Portal da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e pode ser acessada no seguinte endereço:
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/servidor/publicacoes/tabela_remuneracao. Os servidores deste Observatório estão enquadrados nas carreiras de Ciência e Tecnologia.
7) Como solicitar serviços de calibração para cronômetros?
Para solicitar serviços de calibração, o ON dispõe de um e-mail específico: calibracaodsho@on.br . Após o envio da solicitação, que deve conter dados sobre o cronômetro a ser calibrado e informações cadastrais e de contato, o setor responsável encaminhará as instruções referentes à calibração desejada. Além disso, o Sr. receberá informações sobre custo e disponibilidade do laboratório para lhe atender. O Sr. pode obter mais informações sobre os serviços de Metrologia de Tempo e Frequência prestados pelo ON acessando a página http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/, no link "Fale conosco".
8) Como ter acesso ao banco de dados das estações gravimétricas do ON?
Para acessar a Base de Dados Gravimétricos do Observatório Nacional - BDG-ON é necessário clicar no menu latera Laboratórios em Serviços e selecionar Gravimetria.