Mostra Virtual de Livros Antigos

Atualizado em 07/04/2021 12h07

 

Por ocasião dos 175 anos do Observatório Nacional, a Biblioteca do ON apresentou através desta Mostra virtual, uma seleção de livros antigos do seu acervo. 


AGASSIZ, Louis. Voyage au Brésil. Paris: Hachette, 1869. 532p.

 Tradução para o francês do livro que descreve a expedição científica ao Brasil que o naturalista, botânico e geólogo suiço Jean Louis Rodolphe Agassiz  (1807-1873) realizou em 1865. A obra apresenta as impressões que o autor recolheu ao longo dos três meses que passou em nosso país. Escrito sob a  forma de um diário, o livro contém não apenas informações sobre a natureza, mas também sobre os usos e os costumes da sociedade brasileira de  então.

 

Ilustrações:

        

 _______________________________________________________________________

ANNALES de L'Observatoire Impérial de Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lombaerts & C., 1882-1889.

 Criado pelo então diretor do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, o engenheiro e astronômo francês Emmanuel Liais (1826-1900), os Anais  deveriam descrever e apresentar os resultados das investigações científicas realizadas pela instituição. Por razões diversas, dentre as quais a falta de  apoio do governo imperial à ciência em geral, a publicação teve curta existência, sendo só publicados os primeiros cinco volumes.

 

Ilustrações: 

 

 

EPHEMERIDES do Imperial Observatorio Astronomico para o ano de 1853. Rio de Janeiro:Typografia Nacional, 1852. 287p. (1853-59, 1869-71) Continua como: Annuario do Imperial Observatorio Astronômico.

 

 Primeira publicação do então Imperial Observatório do Rio de Janeiro, as Ephemerides apresentavam dados astronômicos úteis à navegação, à geodésia e à agricultura. Para a elaboração desse primeiro volume, foram coletados dados em publicações  semelhantes, dos observatórios de Paris e de Greenwich. Por muitos anos, foi a publicação mais importante do Imperial Observatorio, antecessor do atual Observatório Nacional.

 

 

 

  

MORIZE, Henrique (1861-1930). Raios cathodicos e de roentgen: estudo theorico e experimental da descarga nos gazes rarefeitos. Rio de Janeiro: Tip. Gazeta de Notícias, 1898. 114p.


 Tese de concurso apresentada por Morize, em 1898, a Escola Politécnica do Rio de Janeiro para ocupar a vaga de professor substituto da cadeira de física experimental e climatologia. O conteúdo da tese foi inovador para o meio científico brasileiro da  época. Morize realizou experimentos para determinar a natureza (constituição) dos raios X e dos raios catódicos. Um resultado interessante diz respeito ao processo inventado por Morize para determinar a presença de objetos no interior dos corpos  opacos.

 Ilustração:

 

REVISTA do Observatorio: publicação mensal do Imperial Observatorio do Rio de Janeiro, 1886. Rio de Janeiro: Lombaerts & Comp., 1886. 192p.

 

 Trecho do Editorial do primeiro número da Revista:"A Revista do Observatorio cujo primeiro numero apresentamos agora ao publico é a continuação, sob uma fórma um pouco diversa, do Boletim Astronomico e Meteorologico, cuja publicação  principiada em 1881, ficou interrompida por motivos de força maior durante os anos de 1884 e 1885. Pretendemos, pois, dar à Revista o cunho de uma publicação de vulgarização, porém, de vulgarização de conhecimentos exactos, apresentados  debaixo de uma forma que os torne accessíveis para todos." A Revista foi publicada mensalmente entre 1886 e 1891.

 Ilustrações:

  

 

Créditos:
Iniciativa: DIID/ON
A realização dessa Mostra contou com a parceria do historiador Antonio Augusto-UERJ, do Jornalista Científico Cássio Vieira Leite e da Divisão de Atividades Educacionais - DAED/ON, para o desenvolvimento desse website.