Notícias
Observatório Nacional leva experimentos científicos e tecnológicos para 22ª SNCT
O Observatório Nacional (ON/MCTI) marcou presença na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estande Parque Pop Espacial, compartilhado com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) e com o Projeto Caça Asteroides – projeto de ciência cidadã realizado em parceria com IASC/Nasa Partner e MCTI. O evento recebeu mais de 100 mil pessoas em seus seis dias de duração.
Há 22 anos, a SNCT mobiliza milhares de pessoas em todo o Brasil, conectando ciência, educação e sociedade. Em 2025, a SNCT celebrou o tema: “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, convidando cada pessoa a mergulhar nesse diálogo essencial entre oceano, clima e futuro sustentável. A SNCT ocorreu de 21 a 26 de outubro de 2025, com atividade principal em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, simultaneamente às atividades realizadas em todo o país.

- Estande Parque Pop Espacial reúne ON, AEB e Caça Asteroides
Como de costume, o ON levou diversos experimentos científicos e tecnológicos para a Semana Nacional, representando duas das suas principais áreas de atuação: Astronomia e Geofísica.
Participaram representando o ON na SNCT: Dra. Josina Nascimento (astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do ON – DICOP), Rodrigo Cassaro (gestor substituto da DICOP), Dr. Jorge Mansur (gestor da Divisão de Tecnologia da Informação), Prof. Dr. Vladimir Jearim Pena Suarez (bolsista PCI do ON) e Dr. Tiago Francisco Lins Leal Pinheiro (pós-doc do ON).

- Equipe do ON na SNCT
“Durante seis dias estivemos mergulhados em ciência junto com mais de 100 mil pessoas que estiveram na 22ª SNCT em Brasília. Foram dias intensos que começavam às 9h da manhã e iam até 17h30. Na quarta-feira ficamos até 21h30, pois recebemos os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Eu fico emocionada ao lembrar dos olhos curiosos, das perguntas inquietas, dos sorrisos de alegria e sobretudo dos tantos abraços! É indescritível a sensação de estar junto da população que lotou em todos os dias e em todas as horas os nossos estandes, buscando conhecimento, explicações e experiências. Um público super interessado e muito querido, que nos agradecia com carinho por estarmos ali fazendo esse maravilhoso trabalho de popularização da ciência. Nós falamos com orgulho da nossa instituição que completou este ano 198 anos de ciência, pesquisa, ensino e prestação de serviços à sociedade. E, após acompanhar a nossa fala e participar dos experimentos, recebíamos de presente um olhar terno, um abraço carinhoso e aquele 'muito obrigado' vindo do fundo do coração. Muitos nos diziam que queriam mais uma semana! Eu ainda posso sentir cada um dos 500 abracinhos das crianças que participaram das Oficinas de Nebulosas”, relata Josina Nascimento.
Para Rodrigo Cassaro, “participar da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de apresentar experimentos interativos e compartilhar o trabalho do Observatório Nacional com o público, aproximando a ciência das pessoas de forma divertida e acessível. Eventos como a SNCT são fundamentais para estimular a curiosidade, o aprendizado e o interesse pela ciência em todas as idades."
Atividades interativas no estande

- Visita da Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial do Brasil, ao estande do ON
No estande, o ON levou ao público diversas atividades. Na área da Astronomia, um dos destaques foi o Livrão da Astronomia com Realidade Aumentada, projeto de disseminação do conhecimento sobre a Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação: a Realidade Aumentada. Os visitantes puderam interagir com este aparato e visualizar, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro, como planetas, estrelas e galáxias.

Outra experiência imersiva foi oferecida com os Óculos de Realidade Virtual para passeio no campus do Observatório Nacional no Rio de Janeiro e uma observação lúdica do céu.

- Óculos de RV para observação da superfície lunar
“O uso de tecnologias digitais contribui para a divulgação científica em diversos aspectos, ampliando o alcance do conhecimento, favorecendo a interação entre pesquisadores e a sociedade, e promovendo uma cultura científica mais acessível, participativa e conectada com os desafios contemporâneos”, destacou o Dr. Jorge Mansur.
Entre as atrações da Astronomia, o ON também levou o experimento curvatura espaço-tempo, que ilustra o fenômeno da distorção do espaço-tempo causado por corpos de grande massa, previsto na Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Na área de Geofísica, o destaque ficou por conta da Mesa do Terremoto, uma simulação interativa que explicou ao público como os tremores são registrados no Brasil e apresentou a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), projeto de monitoramento de terremotos coordenado pelo ON com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Os visitantes também puderam interagir com o globo de plasma, experimento usado para demonstrar o quarto estado da matéria.


- Globo de plasma foi atração no estande do ON
Unindo ciência, tecnologia e inovação, o ON levou à SNCT a Aurora, um chatbot de Inteligência Artificial dedicado à divulgação científica sobre Astronomia e Geofísica e ao combate à desinformação.

- Visitantes interagem com a Aurora
“A Aurora foi um grande sucesso na SNCT, pois despertou a curiosidade do público, aproximou a ciência das pessoas e demonstrou, de forma interativa, o potencial da inteligência artificial na divulgação científica. Além disso, foi capaz de tirar dúvidas do público sobre diversos temas das áreas de Astronomia e Geofísica, promovendo um diálogo acessível e enriquecedor entre o conhecimento científico e a sociedade.”
A programação contou ainda com a oficina de nebulosas, conduzida pela Dra. Josina Nascimento.

Além das atividades práticas, os visitantes puderam conhecer mais sobre a história e as contribuições do Observatório Nacional para a ciência nacional e internacional, seus principais serviços prestados à sociedade como geração da Hora Legal Brasileira, programas de pós-graduação e de iniciação científica e iniciativas de popularização da ciência.
Caça Asteroides
No dia 22 de outubro, crianças e jovens de todo o Brasil se reuniram para assistir ao Seminário Internacional Caça Asteroides, durante a 22ª SNCT. O projeto, integrado ao AstroNasaBrasil, é resultado de uma parceria MCTI/ON/IASC/NASA Partner. O criador do projeto e coordenador do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), Patrick Miller, participou virtualmente.
O seminário contou com três painéis mediados pela Dra. Josina Nascimento, astrônoma do ON e Diretora-Geral da Astronasa Brasil (assista aqui).
O primeiro painel foi direcionado para os caçadores de asteroides se apresentarem e contarem suas experiências e descobertas. No segundo painel do seminário, as crianças e adolescentes fizeram perguntas a Patrick Miller. O idealizador do programa destacou que se surpreende com as descobertas que os estudantes fazem. Por fim, no último painel, as crianças e adolescentes presentes tiveram a oportunidade de caçar asteroides ao vivo, ao lado de Nicole Semião (a Nicolinha), embaixadora mirim do Pop Ciência do MCTI.

- Painel do Projeto Caça Asteroides
Além disso, nesta mesma data, ocorreu a entrega das medalhas dos Projetos: Caça Asteroides, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

- Responsáveis pela OBA, Caça Asteroides, OBSAT e ONC. Da esquerda para a direita: Virgilio Siqueira (OBA), Jean Carlo Catapreta (ONC), Luana Bonone (MCTI), Deputado Pedro Aihara (MG), Inácio Arruda (MCTI), Nicolinha, Rodrigo Rollemberg (Deputado Brasília), Silvana Copceski Stoinski (MCTI), Josina Nascimento (ON/OBA/AstroNasaBrasil), Juana Nunes (MCTI), .Rafael Aroca (OBSAT).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Criada em 2004, chega em 2025 à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país e cem mil visitantes por edição em Brasília. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.