Notícias
Ciência no Rádio explica eclipse da Lua que ocorrerá nesta semana e convida para transmissão que o Observatório Nacional fará
O Ciência no Rádio desta quarta-feira, 26 de agosto, traz uma excelente notícia para quem gosta de olhar para o céu! O programa da Rádio MEC recebe a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dra. Josina do Nascimento, que retorna ao programa para falar sobre o esperado eclipse parcial da Lua, que poderá ser apreciado em todo o território nacional na noite de 27 para 28 de agosto.
Se no início do mês o eclipse solar não pôde ser visto do Brasil, desta vez o fenômeno lunar promete compensar os observadores brasileiros com um espetáculo em que 96,2% do disco da Lua será encoberto. Além disso, a edição traz novidades sobre os preparativos do ON para realizar a transmissão ao vivo do evento a partir das 23h.
Diante desse grande evento astronômico, surgem diversas dúvidas: por que todo eclipse solar vem acompanhado de um eclipse lunar cerca de duas semanas depois? Qual a diferença visual no céu entre as sombras de penumbra e umbra? E como se preparar em casa para acompanhar o momento exato do ápice durante a madrugada?
Para responder a essas e outras perguntas, a Dra. Josina do Nascimento é a convidada especial do Ciência no Rádio desta quarta-feira, dia 26 de agosto, às 7h10, na Rádio MEC!
Clique aqui para ouvir o programa, que começa às 7h10 desta quarta-feira, 26 de agosto!
AVISO
Notícia veiculada durante o período do defeso eleitoral e de acordo com as regras do mesmo, conforme Resolução nº 23.760 (02/03/2026) e as condutas vedadas.