Notícias
ATER
Formação, troca de saberes e inovação marcam encerramento do 4º Encontro Nacional de ATER
Foto: Diana do Vale, Ascom MDA
Foi encerrado, nesta sexta-feira (12), o 4º Encontro Nacional sobre Formação de Extensionistas e Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Durante três dias, representantes de instituições públicas, universidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades de ATER compartilharam experiências, discutiram desafios e construíram propostas para fortalecer a formação dos profissionais que atuam diretamente junto às famílias agricultoras em todo o Brasil.

- Foto: Diana do Vale, Ascom MDA
A programação teve início na última quarta-feira (10), com debates sobre o papel estratégico da assistência técnica para o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e a transição agroecológica. Na abertura, lideranças destacaram a importância dos extensionistas na promoção da produção de alimentos saudáveis e no fortalecimento da agricultura familiar. O encontro também marcou a apresentação da sistematização do Marco de Referência para Ações de Formação de Extensionistas e Agentes de ATER, documento que orientou as discussões e servirá de base para futuras ações de capacitação no setor.
No dia 11, os participantes aprofundaram reflexões sobre saberes, territórios e modos de vida na formação extensionista. A programação incluiu os ciclos de cultura do programa Da Terra à Mesa, promovendo o diálogo entre organizações da sociedade civil e a construção de redes de inovação e aprendizagem. Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa científica realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre a trajetória do programa e debatidas metodologias inovadoras, além de Grupos de Trabalho.

- Foto: Diana do Vale, Ascom MDA
Marco de Referência para Formação de Extensionistas e Agentes de ATER
O encerramento foi marcado por diálogos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), troca de experiências entre entidades participantes do programa Da Terra à Mesa e pela apresentação das principais entregas do encontro. Entre elas estão o Documento Marco de Referência para Formação de Extensionistas e Agentes de ATER, elaborado no âmbito da parceria entre o MDA e a Universidade de Brasília (UnB), além do lançamento de publicações produzidas por instituições de ensino parceiras.
Para o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF/MDA), Vanderley Ziger, o encontro reforça a necessidade de ampliar e acreditar na ciência do país. “Esse grande encontro de formação serve para o compartilhamento dos conhecimentos, de tudo que nós estamos fazendo nesse grande Brasil, nessa grande brasilidade, na agenda da agricultura familiar e na formação de agricultores. É o governo que acredita na ciência, que confia na pesquisa, na extensão da assistência técnica e no fomento. E assim vamos fazendo a agricultura familiar produzir mais alimentos, mais comida saudável à mesa de todos os brasileiros.”
Texto: Diana do Vale, Ascom MDA
Edição: Marcelo Carota, Ascom MDA