Notícias
Ministro Paulo Teixeira participa do Encontro Interestadual de Planejamento em prol da Agricultura Familiar
Fotos: Heitor Félix - Ascom/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou, na manhã desta segunda-feira (2), da mesa de abertura do Encontro Interestadual de Planejamento: Estratégias de Comercialização e Fortalecimento da Agricultura Familiar realizado no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em São Paulo.
A mesa “Novas políticas públicas de comercialização da agricultura familiar” contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Rafael Scarazzati, e com o Coordenador do Projeto da (CONAB), Wellington Diniz.
Após uma breve apresentação dos bons resultados de todos os programas retomados ou criados pelo MDA após sua refundação, em 2023, o ministro falou da importância de sermos um país que alimenta adequadamente o seu povo, e o papel da agricultura familiar nesse trabalho. “O agronegócio é responsável por 15 produtos no cardápio da população brasileira, enquanto a agricultura familiar responde mais de mil produtos desse cardápio”.
Teixeira destacou, ainda, a importância do fortalecimento da comercialização da produção da agricultura familiar também por uma questão de saúde pública. “Hoje nós temos problemas seriíssimos na população brasileira em função dessa má alimentação baseada em ultraprocessados, açucarados, em produtos que não alimentam e que geram problemas sérios de hipertensão, diabetes, obesidade.
Citou como exemplos deste fortalecimento o Desenrola Rural, no qual foram renegociados R$ 20 bilhões, com 463 mil agricultores podendo tomar crédito agrícola novamente. Com isso, houve aumento também do acesso ao Pronaf, bem como aos programas para tecnificação e mecanização do trabalho no campo, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com o qual foi aumentado de 30% para 45% as compras da agricultura familiar. “E por que temos que ampliar a produção de alimentos? Porque nós melhoramos a renda do povo, a melhor renda salarial da história do Brasil. Então, temos que aumentar a produção de alimentos de qualidade no nosso país, porque o primeiro investimento que o trabalhador vai fazer é na sua alimentação”, ressaltou o ministro.

- ..
Texto: Ascom/MDA