Notícias
PROJETO DOM HÉLDER CÂMARA
MDA faz planejamento de implementação do Projeto Dom Hélder Câmara em 16 territórios
Em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou a 1ª Oficina de Alinhamento do Projeto Dom Hélder Câmara. O encontro planejou as ações da parceria com a universidade, que têm como objeto executar e mediar ações do Projeto Dom Hélder Câmara 3 em 16 territórios rurais do semiárido brasileiro.
Entre os trabalhos previstos está mobilização territorial, inclusão socioprodutiva, sustentabilidade ambiental, inovação e geração de renda. Entre os grupos atendidos estão priorizados jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais, e assentados (as) da reforma agrária, possibilitando o fortalecimento e a estruturação dos 16 colegiados dos territórios alcançados, além do alcance direto a aproximadamente 4,8 mil famílias.
Entre 9 e 11 de fevereiro, representantes da sociedade civil e membros do poder público local e federal fizeram a leitura dos potenciais e desafios para a execução do Projeto Dom Hélder Câmara. Para Ana Luíza Pupe, Coordenadora-Geral de Infraestrutura e Superação da Pobreza Rural, o encontro demonstra a abordagem territorial na construção do terceiro projeto. “Nós sabemos da enorme importância da participação dos territórios, e a terceira fase do projeto vai aumentar ainda mais o protagonismo das famílias na concepção das ações”, completa ela.
MDA e FIDA reafirmam parceria
Recentemente, representantes dos escritórios regional e internacional do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola estiveram no MDA para atualizar informações a respeito das ações do Projeto Dom Hélder Câmara. Com financiamento de 35 milhões de dólares, a terceira edição do projeto tem como meta atender 90 mil famílias rurais até 2030, e foi bem referenciada pelos dirigentes da entidade da ONU.
“A terceira edição do projeto será maior e melhor, aprendendo com as melhores ações desempenhadas para a superação da pobreza e inclusão produtiva no semiárido”, explica Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA. Como exemplo, ele cita as ações que já estão em campo, como os mutirões de documentação das mulheres rurais que tem como meta a viabilização de 24 mil documentos até 2026.
Texto: Jerônimo Calorio, Ascom SFDT/MDA