Notícias
3ª CNDRSS
Conferência Estadual consolida participação social e fortalece a agricultura familiar no Pará
Foto: Ascom/Condraf
Organizada pela superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Pará (SFDA-PA/MDA), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Pará foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, no Parque dos Igarapés, em Belém. O encontro reuniu cerca de 270 delegados e delegadas eleitos nas conferências territoriais de todas as regiões do estado e marcou a etapa estadual de preparação para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que acontecerá em março, em Brasília.
O evento é resultado de um amplo processo de construção coletiva, iniciado com a realização de 11 conferências territoriais, entre junho e outubro de 2025, envolvendo, aproximadamente, 1.300 participantes de 110 cidades do Pará. Desse processo, foram eleitos 380 delegados e delegadas, sendo 118 representantes do poder público, 242 da sociedade civil e 10 da Comissão Organizadora Estadual (COE Pará), refletindo a diversidade social, territorial e institucional de um estado de grandes dimensões e múltiplas realidades.
Ao final do encontro foram aprovadas as propostas que representarão o Pará na etapa nacional e eleita a delegação estadual, reafirmando o compromisso com um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, que valoriza a agricultura familiar, os povos e comunidades tradicionais e a diversidade dos territórios paraenses.
Aspas
“A conferência é um espaço estratégico para que a agricultura familiar do Pará, em toda a sua diversidade, possa se manifestar, avaliar e influenciar diretamente as políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal. Escutar quem está na ponta, quem vive a realidade do campo, da floresta e das águas, é fundamental para qualificar a ação do Estado, e tornar as políticas mais efetivas e reafirmar o protagonismo da agricultura familiar na formulação e no aperfeiçoamento das políticas públicas. Políticas como o crédito rural, o CAF, a regularização fundiária e os processos de transição para modelos produtivos sustentáveis só avançam quando dialogam com a realidade dos agricultores familiares e das comunidades tradicionais. É essa construção coletiva que fortalece a intervenção dos governos e garante políticas públicas mais justas e eficientes”, Edson Júnior, superintendente do MDA/PA.
“A conferência foi um sucesso porque reuniu agricultores familiares e comunidades tradicionais de todas as regiões do Pará, demonstrando a força da agricultura familiar. Com uma participação expressiva de mulheres e jovens, o encontro trouxe pautas fundamentais para assegurar a produção de alimentos saudáveis, a conservação da floresta e o enfrentamento das mudanças climáticas. Em Brasília, a delegação do Pará vai defender essas prioridades como parte de um projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário”, Cassio Alves, secretário estadual de agricultura
“Aqui no Norte temos conseguido fortalecer a agricultura e criar condições para que o pequeno agricultor permaneça no campo. Hoje contamos com incentivos importantes, como a energia solar e políticas públicas que nos ajudam a seguir produzindo. Com o apoio do governo federal, vemos mais alimentos sendo produzidos, melhorias nas estradas e um maior poder de compra, o que nos permite produzir alimentos de qualidade para chegar à mesa de todos e todas. Para nós é uma alegria muito grande e temos a certeza de que o pequeno agricultor vai seguir melhorando sua produção e gerando emprego e renda”, Natalino Assunção, agricultor familiar em Igarapé-Açu, beneficiário do Pronaf B.
Texto: Ascom SFDA-PA/MDA