Notícias
EDITAL SEAB/MDA
MDA divulga resultado de edital para uso de espaços da CEAGESP
Foto: Arquivo da CEAGESP
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), publicou o resultado oficial do Edital de Chamamento Público nº 02/2025 SEAB/MDA, em parceria com a Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Ao todo, sete organizações, sendo uma associação, três cooperativas e quatro centrais, foram selecionadas e, por meio dessa seleção, mais de 400 famílias agricultoras a elas vinculadas serão beneficiadas com a oportunidade de comercializar seus produtos no maior entreposto do país, a CEAGESP, em São Paulo.
O edital prevê a concessão de 100 espaços para atender agricultoras e agricultores familiares, sendo 50 módulos destinados às vendas no varejo e 50 módulos às vendas no atacado. Para a secretária da SEAB, Ana Terra Reis, o edital é uma oportunidade que vai além da ampliação das vendas. “Ao criar condições para que agricultoras e agricultores familiares ampliem sua presença em mercados estratégicos, fortaleçam suas organizações e garantam mais renda às famílias envolvidas. O Governo do Brasil reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a promoção da soberania e da segurança alimentar no país”, disse.
Ana Terra afirma que a iniciativa também traz benefícios para a sociedade, que passa a ter acesso a produtos saudáveis e de qualidade, com preços acessíveis. “As cooperativas e associações selecionadas trabalham com produtos de várias regiões do país, o que fará com que a sociedade tenha acesso a uma diversidade de produtos e com preços justo”, destacou.
A proposta de inclusão da agricultura familiar para uso do espaço físico da CEAGESP está alinhada ao Primeiro Plano Nacional de Abastecimento Alimentar – Alimento no Prato (Planab), que tem como finalidade promover um sistema de abastecimento alimentar estruturado e inclusivo, ancorado no direito humano à alimentação adequada e na soberania alimentar.
A iniciativa da SEAB/MDA facilita o acesso ao mercado para agricultoras e agricultores familiares e amplia a oferta de alimentos provenientes desse importante setor para a população. Os selecionados ocuparão os espaços da CEAGESP por um período de 12 meses. O resultado oficial foi divulgado hoje (30/01), e as organizações selecionadas foram:
Associacao Agroecologica de Ouro Fino – AAOF
Cooperativa Agropecuária dos Assentados da Fazenda Conquista do Município de Tremembé - COAAFACT
Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da Bahia - UNISOL BAHIA
Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários no Estado de Sao Paulo - UNISOL/SAO PAULO
Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil - UNISOL/BRASIL
Associacão Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Ceara - UNISOL CEARA
Cooperativa Agropecuaria de Produtos Sustentáveis do Guapiruvu - COOPERAGUA
Texto: Aline Santos, Assessoria de Comunicação SEAB/MDA