Notícias
Intercâmbio
MDA recebe delegação da Etiópia para intercâmbio sobre políticas de redução da pobreza e agricultura familiar
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) recebeu, nesta semana, uma delegação da Etiópia chefiada por Girma Bekele Wakjira, chefe de gabinete do Ministério da Agricultura daquele país. A missão tem como objetivo conhecer políticas brasileiras de redução da pobreza, com destaque para iniciativas voltadas à agricultura familiar. Esta é a segunda missão etíope recebida pelo MDA em 2025 — no início do ano, o ministério também acolheu uma delegação interessada em conhecer as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
A comitiva atual manifestou especial interesse no PRONAF, reconhecendo o papel do programa no fortalecimento da produção familiar rural no Brasil. Durante o encontro, ficou evidente o interesse em aprofundar o diálogo e explorar futuras possibilidades de cooperação em torno de políticas de crédito e apoio à agricultura familiar.
Pela Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia, o assessor técnico Lauro Satoru Ito apresentou o PRONAF, detalhando suas linhas de crédito, modelo de operação e impactos sociais.
Do lado etíope, chamou atenção o Green Legacy, programa nacional que já promoveu o plantio de mais de 40 bilhões de árvores nos últimos cinco anos, abrangendo espécies frutíferas e plantas para forragem. A iniciativa estabelece um ponto de conexão direto com as políticas brasileiras de florestas produtivas.
Pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Ana Elsa Munarini, e o coordenador de Florestas Produtivas, Jânio Oliveira Coutinho, apresentaram o Programa Nacional de Florestas Produtivas, explicando como ele alia a recuperação de terras degradadas com o plantio de árvores frutíferas, plantas medicinais e culturas de rápida rotação que aumentam a segurança alimentar e nutricional das famílias ao mesmo tempo em que geram renda a partir de produtos da sociobiodiversidade, criando incentivos para manter a floresta em pé.
O encontro reforçou o interesse mútuo em ampliar o diálogo e explorar oportunidades de cooperação entre Brasil e Etiópia na área de agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.