Notícias
ATER
Governo do Brasil assina contratos para levar ATER aos sistemas produtivos da sociobiodiversidade
Foto: Matheus Soares
Durante a COP30, em Belém, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) assinou contratos para a execução do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Sociobiodiversidade no estado do Amazonas. A Anater é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Foram selecionadas no edital as entidades parceiras credenciadas na Anater: o Instituto Acariquara de Organização de Serviços Socioambientais Sustentáveis e o Instituto de Desenvolvimento e Assistência Técnica da Amazônia (IDATAM).
Idealizado pelo MDA e executado pela Anater, o Programa ATER Sociobiodiversidade vai alcançar 1.000 famílias vinculadas a organizações coletivas no território do Médio Solimões, no Amazonas.
"Esse programa é fundamental porque ele demonstra que o país tem lado. O lado de quem trabalham e produz riqueza para a Amazônia. Por isso a importância de lança-lo durante a COP30, porque estamos dando um salto na qualidade dos nossos programas", disse o ministro do MDA, Paulo Teixeira.
Os dois lotes do programa contemplam os territórios da Floresta Nacional (FLONA) de Tefé, onde serão atendidas 359 famílias, e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, que receberá atendimento para 641 famílias, nos municípios de Alvarães, Carauari, Juruá, Tefé, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Tonantins e Uarini.
O investimento do Governo do Brasil é de R$ 7,8 milhões, com execução prevista para dois anos. Pelo edital, mulheres devem representar pelo menos 50% do público beneficiário, e jovens, 20%.
Com o serviço de ATER deste edital, o Governo do Brasil pretende fortalecer e qualificar os sistemas produtivos da sociobiodiversidade e criar condições para consolidar uma sociobioeconomia inclusiva na Amazônia Legal.
Ascom/Anater/MDA