Notícias
Mediação de conflitos
Comissão de conciliação do Governo do Brasil visita região de conflitos em Dourados (Mato Grosso do Sul)
A Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo, formada por representantes de vários órgãos governamentais, estará na próxima semana, entre os dias 27 a 31 de outubro, na região do município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A comissão irá visitar Terras Indígenas e conversar com todos os setores envolvidos no conflito para verificar a situação na região entre os povos índigenas das terras Guyraroka e Passo Piraju e proprietários rurais.
Parte do conflito acontece por causa do uso de pulverização de agrotóxicos que vem causando adoecimento e gerando insegurança hídrica e alimentar nas comunidades indígenas, tendo sido registradas novas ações de retomada territorial por comunidades Guarani e Kaiowá em diferentes localidades.
Integram a comitiva que irá ao Mato Grosso do Sul os ministérios do Desenvolvimento Agrário, Povos Indígenas, Saúde, Secretaria Geral da Presidência e Direitos Humanos, além da Funai, Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério Público Federal.
O Diretor do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Leador Machado integrará a comitiva e pretende conversar com representantes de todos os setores envolvidos no conflito e autoridades locais para distensionar a situação atual e buscar uma solução para a questão fundiária que está na raiz do conflito na região.
Mais informações:
Contato Assessoria de Imprensa: José Chrispiniano 11 95022-1224