Notícias
DIA DO CAFÉ
Apoiada pelas políticas de governo, produção do café no Brasil segue em alta
Foto: Albino Oliveira/Ascom-MDA
A segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água, o café ocupa um lugar de destaque na rotina das famílias brasileiras. Ele está presente desde o café da manhã até as pausas no trabalho. Celebrado em 1° de outubro, o Dia Mundial do Café é uma oportunidade para destacar seu cultivo, colheita e comercialização.
Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo concentram mais de 80% da produção nacional de café. Essa produção vem sendo impulsionada, em grande parte, pela agricultura familiar, que tem se consolidado como uma das principais forças do setor. No entanto, o estímulo à produção também se deve às medidas adotadas pelo Governo do Brasil para apoiar os pequenos produtores e evitar o desperdício dos alimentos cultivados pela agricultura familiar.
A exemplo do tarifaço, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) anunciou apoio emergencial às organizações da agricultura familiar exportadoras atingidas pelas tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos. No caso do café, os produtores que deixaram de exportar o produto em meio às novas taxas impostas pelo governo dos Estados Unidos terão as compras garantidas pela administração pública, fortalecendo o consumo e formação de estoques.
Outra política que tem atendido os produtores de café no Brasil ofertando condições exclusivas para incentivar a produção sustentável e a inclusão no mercado, é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Desde a safra 2023/2024 até a safra atual, já foram efetivadas 101.638 operações com investimento de R$ 6,6 bilhões.
Safra de 2025
Segundos dados levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de 2025 do grão está estimada em 55,2 milhões de sacas beneficiadas. O volume estimado aponta um crescimento de 1,8% em comparação com o resultado obtido em 2024.
A produção estimada de café em 2025 é influenciada pela recuperação de 3% na produtividade das lavouras na média nacional. No acumulado de janeiro a julho de 2025, o Brasil exportou 23,7 milhões de sacas de 60kg de café, terceira maior quantidade já registrada no Brasil, na comparação com igual período dos anos anteriores.
