Notícias
GARANTIA SAFRA
Reunião Anual de Alinhamento do Garantia-Safra reúne representações de oito estados
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Coordenação-Geral do Garantia-Safra da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia, realizou, na última terça-feira (16/09), a Reunião Anual de Alinhamento com as coordenações estaduais do Programa. O encontro contou com representantes de oito estados — Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe — e teve como foco a padronização de procedimentos, a análise de resultados e o planejamento das próximas etapas.
Durante a reunião foi apresentado o balanço de pagamentos da safra 2023/2024, com destaque para o volume de recursos transferidos e para o impacto social junto às famílias agricultoras atendidas. Também houve uma análise detalhada da safra 2024/2025, contemplando adesão, homologação e verificação de perdas, o que permitiu identificar avanços, desafios e oportunidades de aprimoramento.
Para o ciclo 2025/2026 foram apresentadas as principais inovações, entre elas o novo sistema de gestão do Programa, que ampliará a eficiência administrativa, aprimorará mecanismos de controle e permitirá maior rastreabilidade e transparência em todas as etapas. Outro ponto debatido foram as propostas de reestruturação dos fluxos e ajustes no cronograma de vistorias, com o objetivo de conferir mais agilidade e racionalidade ao processo de comprovação de perdas, garantindo que os benefícios sejam disponibilizados de forma tempestiva às famílias agricultoras.
Ao encerrar a reunião, o coordenador-geral do Garantia-Safra, José Mercês, destacou a importância do alinhamento federativo para o fortalecimento da política: “o alinhamento anual é instrumento estratégico para o fortalecimento da governança do Garantia-Safra, assegurando que as deliberações e procedimentos adotados estejam em plena conformidade com os normativos vigentes e com a missão do Programa de prover renda mínima às agricultoras e agricultores familiares atingidos por eventos climáticos adversos”, concluiu.
Criado para assegurar renda mínima a agricultoras e agricultores familiares que perdem parte significativa da produção devido a eventos climáticos, o Garantia-Safra é executado de forma cooperativa entre União, estados e municípios. Saiba mais sobre a política no site do MDA.