Notícias
Da Terra à Mesa Brasil
Publicado resultado do edital Da Terra à Mesa Brasil
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) publicou, nesta sexta-feira (05), o resultado final do edital Da Terra à Mesa Brasil (Chamamento Público nº 01/2025). A iniciativa selecionou projetos de organizações da sociedade civil voltados à formação e estruturação produtiva para a transição agroecológica, com foco na produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar.
Ao todo, foram recebidas 590 propostas, número recorde de inscrições, vindas de todas as regiões do país. O Nordeste liderou a participação, com 48,4% das OSC, seguido pelo Sudeste (18,9%) e pelo Norte (15,3%). O Centro-Oeste e o Sul contabilizaram 8,7% e 8,6% dos cadastros, respectivamente. Os projetos contemplam diferentes eixos previstos no edital, como sistemas agroflorestais, manejo agroecológico animal, bioinsumos, sementes agroecológicas e a formação de agentes de transição agroecológica.
O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, ressaltou a relevância da chamada pública para o fortalecimento da política de agroecologia e a continuidade do apoio do governo às organizações da agricultura familiar. “Com este segundo edital do Da Terra à Mesa, reafirmamos a prioridade do governo em garantir recursos e condições para que experiências inovadoras da agricultura familiar ganhem escala em todo o país. Esse resultado demonstra a qualidade das propostas apresentadas e a confiança das organizações da sociedade civil nesta política. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais os investimentos para que mais projetos sejam contemplados, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis e acessíveis que chegam à mesa da população brasileira”, acrescentou.
O resultado contempla 45 projetos, com previsão de beneficiar cerca de 15 mil agricultores familiares em todos os 27 estados brasileiros. Todas as regiões do país serão contempladas, sendo a maior parte das propostas voltada para Sistemas Agroflorestais (55%), seguida por Bioinsumos (24%), Produção Agroecológica Animal (16%) e Sementes (9%). Entre os critérios de seleção, destacaram-se iniciativas com protagonismo de mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais, ampliando a inclusão produtiva e fortalecendo sistemas alimentares sustentáveis.
Confira o resultado e saiba mais sobre o edital no site do MDA.