Notícias
CONFERÊNCIA FAO
Ministro Paulo Teixeira apresenta Florestas Produtivas na 44ª Conferência da FAO, em Roma
Foto: Raul Ernesto/Ascom-MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, cumpre agenda em Roma, na Itália, onde participa da 44ª Conferência da Organização as Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), encontro que reúne estados membros para definir as políticas da organização, aprovar o orçamento e fazer recomendações sobre questões voltadas à alimentação e agricultura.
Paulo Teixeira foi recebido pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyo, ocasião em que apresentou as diretrizes do Programa Florestas Produtivas, iniciativa que prevê a recuperação de áreas verdes degradadas no arco do desmatamento da Amazônia, principalmente na restauração de espécies nativas cujos frutos e alimentos geram renda para os produtores locais. O programa será tratado como ponto central da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
FAO 80 anos - O ministro também participou da sessão de celebração dos 80 anos da FAO, que integra a programação da 44ª Conferência. Teixeira destacou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como o apoio do governo brasileiro ao desenvolvimento da agricultura familiar no país. "O Brasil tem na FAO uma parceira estratégica, indispensável, com a qual compartilha o compromisso de erradicar a fome e promover o desenvolvimento rural sustentável. Sabemos que é na agricultura familiar que está a chave para transformar os sistemas alimentares de forma sustentável, justa e resiliente. No Brasil e no mundo, a maior parte dos alimentos que chegam à mesa das pessoas vem da agricultura familiar. Apoiar esses agricultores é, portanto, apoiar a segurança alimentar, o combate à pobreza e o equilíbrio ambiental", disse.
Relações bilaterais
Ainda em Roma o ministro Paulo Teixeira e a ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural da República da Colômbia, Martha Viviana Carvajalino, assinaram um Memorando de Entendimento para intensificar a cooperação bilateral em políticas de reforma agrária e desenvolvimento rural sustentável, marcando uma importante continuidade nas relações entre os dois países, consolidando o intercâmbio iniciado há 20 anos, quando a conferência foi realizada no Brasil.
Outras agendas
No sábado (5), o ministro seguirá para Cabo Verde, na África, onde representará o Governo Federal nas celebrações pelos 50 anos da independência do país.
