Notícias
Roraima fortalece agricultura familiar e participação social na 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural
- Foto: Ascom Seadi Roraima
A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Roraima reuniu agricultoras(es), movimentos sociais, instituições públicas e especialistas em Boa Vista (RR) para debater os rumos do campo e fortalecer a participação social na construção de políticas públicas. Realizado no Auditório da Faculdade Estácio da Amazônia, o encontro integrou o processo preparatório para a etapa nacional e consolidou-se como um espaço de escuta qualificada, diálogo e construção coletiva em defesa do desenvolvimento rural sustentável em Roraima.
Durante a programação, a chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Evangelista de Lima Primo, destacou a força estratégica da agricultura familiar no Brasil rural, ressaltando a diversidade dos territórios, a centralidade da sustentabilidade e os desafios socioeconômicos enfrentados por quem produz alimentos com responsabilidade. Em sua fala, a palestrante reforçou o papel da agricultura familiar na segurança alimentar, no cuidado com o território e na promoção do bem viver, apontando a necessidade de políticas públicas que reconheçam essas especificidades.
Políticas rurais em diálogo com o povo
O superintendente do MDA em Roraima, Cassiano Glauco, avaliou positivamente o resultado da conferência e enfatizou a ampla participação social como um dos principais fatores de sucesso do evento. Segundo ele, o diálogo permanente com agricultoras(es), movimentos sociais, instituições e delegadas(os) é fundamental para a reconstrução e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao campo, reafirmando o compromisso do MDA, em parceria com o Governo do Brasil, com um Brasil rural mais justo, sustentável e solidário.
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência reafirmou o compromisso com um projeto de país que valoriza quem produz alimento e cuida das terras, das águas e das florestas. O encontro marcou um momento histórico para Roraima ao consolidar propostas, fortalecer a organização social e contribuir para a escolha de delegadas(os) que representarão o estado na etapa nacional, tendo a participação popular e políticas públicas fortes como pilares para a construção de um futuro mais justo e solidário.
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência reafirmou o compromisso com um projeto de país que valoriza quem produz alimento e cuida das terras, das águas e das florestas. O encontro marcou um momento histórico para Roraima ao consolidar propostas, fortalecer a organização social e contribuir para a escolha de delegadas(os) que representarão o estado na etapa nacional. As propostas construídas e consolidadas na etapa estadual serão encaminhadas à Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que ocorrerá de 24 a 27 de março de 2026, em Brasília, e servirão de base para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e alinhadas às necessidades das populações rurais de Roraima, tendo a participação popular e políticas públicas fortes como pilares para a construção de um futuro mais justo e solidário.
Saiba mais sobre a 3ª CNDRSS: www.gov.br/cndrss3
Fonte: Com informações de Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar de Roraima - MDA/RR
Comunicação Condraf