Notícias
Rio de Janeiro apresenta propostas de políticas rurais para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
O Rio de Janeiro realizou, na terça (16/12), a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O encontro integrou o processo nacional de construção da nova política de Desenvolvimento Rural Sustentável do governo do Presidente Lula e reuniu agricultoras(es) familiares, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, gestoras(es) públicas(os) e representantes da sociedade civil.
A conferência foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (SFDA-RJ).O principal objetivo foi a construção de uma Agenda Propositiva de Transição Agroecológica para o Brasil Rural, a partir das demandas apresentadas nos territórios e do debate coletivo sobre o futuro do campo, das águas e das florestas.
No estado do Rio de Janeiro, o processo conferencial contou com etapas municipais, intermunicipais, territoriais, temáticas e setoriais, que encaminharam propostas e delegadas(os) para a etapa estadual. Após análise, debate e apreciação, as contribuições aprovadas serão enviadas à 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, marcada para março de 2026, em Brasília. Durante as discussões, temas como acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas estiveram no centro dos debates.
Rumo à etapa nacional
O superintendente federal do MDA-RJ, Victor Tinoco, destacou a importância da participação da sociedade civil e do poder público na formulação de políticas públicas voltadas à agricultura familiar e agradeceu o envolvimento das equipes na organização do evento. O consultor do MDA-RJ, Nicholas Mendes, apresentou um balanço da eleição das delegadas(os) e das proposições que seguirão para a etapa nacional.
A 3ª Conferência Estadual reuniu mais de 300 participantes e contou com a presença de representantes de instituições públicas, entidades técnicas e movimentos do meio rural e a expressiva participação das mulheres, garantindo representatividade para que agricultoras familiares fluminenses levem suas pautas e contribuições a etapa nacional. Ao longo do dia, a programação incluiu apresentações e debates voltados ao fortalecimento das políticas públicas e das ações direcionadas à agricultura familiar, à extensão rural e ao desenvolvimento do campo fluminense, promovendo a troca de experiências e a construção coletiva de propostas.
Saiba mais sobre a 3ª CNDRSS: www.gov.br/cndrss3
Fonte: Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio de Janeiro (MDA-RJ)
Comunicação Condraf