Notícias
Poder que vem do povo: SP fortalece construção de políticas públicas para o desenvolvimento rural durante etapa estadual da 3ª CNDRSS
A etapa estadual de São Paulo, que integra a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS) foi realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, em Vargem Limpa, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais em um amplo espaço de diálogo e construção coletiva. A atividade integra o processo nacional da conferência, que vem mobilizando estados e territórios em todo o país em preparação para a etapa nacional.
A abertura da conferência contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Elvio Aparecido Motta, superintendente estadual do MDA, presidiu a conferência em nome da Comissão Organizadora Estadual (COE). Também participaram Patrícia Apolinário, superintendente nacional do MDA, e Ana Luisa Calvo Tibério, assessora do Ministério, que representaram o ministro Paulo Teixeira no evento.
O anfitrião da conferência foi o professor Vitor Machado, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru, que também integra a Comissão Organizadora Estadual. A mesa de abertura reuniu ainda importantes lideranças e representantes de movimentos sociais, entidades e instituições, como Lourival Plácido, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Ruanita Trigo Nasser, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Ricardo Terra, do Movimento Nacional de Lutas (MNL); Arlindo da Silva, da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL); Sonilda Soares Rocha Silva, do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MSLT); e José Justino Desidério Filho, da Contraf/Brasil.
Também compuseram a mesa Luiz Melo, do Quilombo Porcino; Mãe Adriana, representando as Comunidades Tradicionais de Terreiros; Lilian Eloy, liderança indígena e representante da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste); Camila Fernandes, presidenta do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, diretora regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e diretora da CUT; Frei André Kucinsk, da Pastoral de Ecologia Integral; Luís Henrique Bambini, diretor técnico da Ceagesp; Rubens de Médici Ito Bertolini, vice-prefeito de Penápolis; e Eliel Pacheco, secretário de Agricultura de Pederneiras.
Propostas que nascem do povo
A etapa paulista promoveu debates e reflexões sobre os desafios e perspectivas do desenvolvimento rural sustentável e solidário, reafirmando o papel central da participação popular na formulação e no fortalecimento de políticas públicas que dialogam com a diversidade do campo, das águas e das florestas. As propostas geradas no evento vão compor o Caderno Nacional de Propostas, que após a etapa final da 3ª CNDRS, vai referenciar o desenvolvimento de políticas do MDA.
Saiba mais
A etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário está marcada para ocorrer de 24 a 27 de março de 2026, em Vargem Limpa, quando serão sistematizadas e debatidas as contribuições vindas de todo o Brasil.
Mais informações sobre a 3ª CNDRSS estão disponíveis no site oficial do evento: www.gov.br/cndrss3.
Comunicação Condraf