Notícias
Poder popular: Condraf e MDA mobilizam 510 Conferências com 1265 delegados eleitos de todo o país para a etapa nacional da 3ª CNDRSS
Conferência Setorial de Mulheres Rurais
As conferências municipais, territoriais, estaduais, temáticas, setoriais e livres realizadas em todo o território nacional estão movimentando milhares de participantes e consolidando um amplo processo de escuta social rumo à 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS). Ao todo, 510 eventos foram realizados em todas as regiões brasileiras, somando 1265 delegadas(os) eleitas(os). As etapas estaduais, temáticas e livres seguem ocorrendo até janeiro de 2026.
Calendário de etapas estaduais atualizado
Prevista para ter sua etapa nacional realizada de 24 a 27 de março de 2026, em Brasília, o evento final reunirá cerca de duas mil pessoas para elaborar o Documento Final que orientará as ações do governo federal para os povos do Campo, das Águas e das Florestas. Com a soma da mobilização presencial, digital, setorial e temática 955 propostas serão encaminhadas ao governo federal para subsidiar a etapa nacional e podem se tornar políticas concretas do MDA para os próximos anos.
Organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a conferência volta a acontecer após mais de uma década, já que a última edição ocorreu em 2013.
Mobilização nacional
Etapa Digital recebe propostas até 31 de dezembro
A Etapa Digital, aberta até 31 de dezembro na plataforma Brasil Participativo, amplia o alcance da participação ao permitir que qualquer pessoa com login .Gov apresente até três propostas e vote em até dez. As vinte mais votadas terão seus autores e autoras com presença garantida na etapa nacional. A iniciativa democratiza ainda mais o processo, garantindo espaços acessíveis para quem não consegue participar presencialmente e fortalecendo o caráter plural da conferência.
As discussões que emergem dessas etapas se organizam em cinco eixos principais:
-
EIXO 1: Papel da Agricultura Familiar frente às mudanças climáticas;
-
EIXO 2: Transformação agroecológica dos Sistemas Alimentares e fortaleciment da Agricultura Familiar
-
EIXO 3: Reforma agrária e promoção e proteção do direito à terra, à água e ao território;
-
EIXO 4: Cidadania e Bem Viver;
-
EIXO 5: Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural
Acesse: www.gov.br/cndrss3
Comunicação Condraf

