Notícias
Nova mesa-diretora Condraf é eleita e assume compromissos para 2026, em defesa da Agricultura Familiar
Nesta quinta-feira (4/12), durante a 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada em Brasília, os conselheiros e conselheiras do elegeram a nova composição da Mesa-Diretora do conselho. A escolha representa um passo importante de preparação para as ações previstas para o ano de 2026, com foco em participação social, democracia, fortalecimento da agricultura familiar e na 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), que ocorrerá em março de 2026.
O Condraf é o órgão que fiscaliza, monitora e propõe aprimoramentos ao trabalho do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ao todo, são 68 membros, sendo 36 conselheiras(os) representantes da sociedade civil e 32 representantes da gestão pública federal, indicados pelos pelos diferentes órgãos do governo, além dos respectivos suplentes. O Condraf obedece, na sua composição, à paridade de gênero.
O que faz a Mesa Diretora?
A Mesa-Diretora tem papel central: conduz as reuniões ordinárias e extraordinárias, representa o Plenário em situações de urgência, orienta politicamente o colegiado e define a programação das pautas das reuniões ordinárias. Os novos membros da sociedade civil são:
- Lidenilson Sousa da Silva (titular) — Conselheiro da sociedade civil, representando o Movimento Camponês Popular (MCP) e que também assume a 2ª vice-presidencia do Condraf.
- Maria Verônica de Santana (titular) — Conselheira da sociedade civil, representando a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).
- Marinês Bock (titular) — Conselheira da sociedade civil, da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil. (Faser).
- Oscar Alan Gomes dos Santos (suplente) — Conselheiro da sociedade civil, representando a Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip).
- Cláudia Regina Cascais Sousa (suplente) — Representante da sociedade civil, da Central Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cenater).
- Ubiramar Bispo de Souza (suplente) - Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNCT)
Perfil e expectativa com o novo 2ª vice-presidente
O novo 2ª vice-presidente do Condraf, Lidenilson Sousa da Silva, é agricultor familiar da comunidade do km 12, em Igarapé-Açu(PA), militante do Movimento Camponês Popular (MCP), com formação em História, mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente doutorando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esse perfil reforça o compromisso do conselho com a representatividade de base, das comunidades rurais e com o protagonismo da agricultura familiar nos debates de políticas públicas. 
Comunicação Condraf