Notícias
MDA e Condraf apresentam Documento de Referência que norteia a realização das etapas da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural
O maior evento brasileiro de participação social rural divulga seu Documento de Referência. A 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS) é organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). Sua Etapa Nacional deve reunir 2 mil pessoas em março de 2026, em Brasília.
O objetivo desse processo participativo é construir um relatório com propostas que vão nortear a atuação do governo para povos do Campo, das Águas e das Florestas. As etapas preparatórias nos municípios e estados, que antecedem a etapa nacional, devem se nortear pelo Documento de Referência, onde estão definidas todas regras do evento.
Calendário Nacional
- Conferências Setoriais, Temáticas, Livres e Etapa Digital - maio a dezembro de 2025
- Conferências Municipais, Intermunicipais e Territoriais - maio a setembro de 2025
- Conferências Estaduais e Distrital - outubro a dezembro de 2025
- Etapa Nacional - março de 2026
- Etapa pós-conferência / sistematização e consolidação dos resultados - abril e maio de 2026
ACESSE O DOCUMENTO DE REFERÊNCIA
O lema da conferência este ano é “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver" e o tema é "A construção de uma Agenda Estratégica para a Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares no Brasil”. A última edição da CNDRSS ocorreu em 2013.
As propostas podem ser feitas em 5 eixos:
- EIXO 1: Papel da Agricultura Familiar frente às mudanças climáticas;
- EIXO 2: Transformação agroecológica dos Sistemas Alimentares e fortalecimento da Agricultura Familiar
- EIXO 3: Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território;
- EIXO 4: Cidadania e Bem Viver;
- EIXO 5: Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.
Etapa Digital
Até o dia 31 de dezembro, a Etapa Digital está aberta para qualquer pessoa fazer até 3 propostas e votar em até 10. As autoras e autores das 20 propostas mais votadas participarão da Etapa Nacional, na capital federal. Essa inovação ocorre na plataforma Brasil Participativo, da Presidência da República.
Na Etapa Digital, qualquer pessoa com perfil .Gov pode participar. É só logar com seu CPF e a mesma senha do Meu INSS, Meu SUS Digital, Carteira Digital de Trânsito, Meu Imposto de Renda, dentre outros serviços de governo. Esta fase é transversal, ocorre junto às etapas presenciais pelo país. Mobilize votos para sua proposta. Participe!
Acesse os documentos da 3ª CNDRSS e organize uma etapa na sua região.
Informações:
- 3cndrss@mda.gov.br | (61) 32764413
- www.gov.br/condraf