Notícias
Conferência Territorial no Alto Oeste Potiguar fortalece participação social rumo à 3ª CNDRSS
Na última quarta-feira (31/07), o município de Pau dos Ferros (RN) foi palco da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Alto Oeste, reunindo mais de 115 representantes de 29 municípios da região. O encontro marcou uma etapa fundamental do processo preparatório para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), reforçando a importância da democracia participativa e do fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.
Agricultores e agricultoras familiares, sindicatos, movimentos sociais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil estiveram presentes, consolidando um espaço de escuta ativa, construção coletiva e proposição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário.
O evento contou com o apoio de parceiros locais e com representações da Comissão Organizadora Estadual (COE/RN). Ao final da conferência, foram eleitos(as) os(as) delegados(as) que representarão o território na etapa estadual, levando consigo as propostas construídas de forma coletiva, que vão subsidiar a gestão pública.
A 3ª CNDRSS é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se configura como um dos principais instrumentos de diálogo entre o governo e a sociedade civil na formulação de políticas públicas para o campo.
Etapa Digital
A plataforma da Etapa Nacional Digital já está aberta para a participação de toda a população, permitindo que qualquer pessoa possa fazer propostas e votar naquelas que considerar mais relevantes. A ferramenta está disponível em: www.gov.br/cndrss3, fortalecendo o princípio da democracia direta e ampliando o alcance da conferência para além dos espaços físicos.
A mobilização no Território Alto Oeste demonstra o compromisso da sociedade potiguar com a construção de um futuro mais justo, sustentável e participativo para o meio rural.
Comunicação Condraf