Notícias
Acre apresenta propostas de políticas públicas ao MDA durante etapa estadual da 3ª CNDRSS
No dia 7 de novembro de 2025, o Acre promoveu a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento reuniu representantes de diversas localidades, incluindo comunidades rurais, povos tradicionais, assentados da Reforma Agrária, acadêmicos e gestoras(es) públicos. O objetivo central da Conferência foi a construção coletiva de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável. O evento integra a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (3ª CNDRSS), realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf)
Durante a conferência, os participantes puderam debater temas essenciais para o futuro do setor rural no Brasil. Foram estabelecidos cinco eixos estratégicos que abordaram questões como a resposta do Brasil Rural à emergência climática, a transformação agroecológica dos sistemas alimentares e a democratização do acesso ao território. Ao final das discussões, foram selecionadas propostas que compõem o Documento Estadual, o qual será enviado à etapa nacional da Conferência, programada para ocorrer de 24 a 27 de março de 2026, em Brasília.
A eleição de delegadas(os) foi um dos momentos mais marcantes do evento, onde representantes foram escolhidos para levar a voz do Acre à capital federal. O fortalecimento das vozes do campo foi um tema recorrente nas falas das(os) participantes, que se mostraram otimistas em relação ao impacto das propostas discutidas. O calendário com todas as etapas estaduais da 3ª CNDRSS pode ser consultado no site oficial gov.br/cndrss3, disponível para quem deseja saber mais sobre o processo e as próximas etapas que levarão as demandas do campo a nível nacional.
Comunicação Condraf