O que é
O Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) identifica os produtos da agricultura familiar no Brasil.
Todos os Agricultores Familiares e suas formas de organização (associações e cooperativas) com inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF, bem como Empresas parceiras da Agricultura Familiar, podem solicitar, de forma gratuita, o Selo Nacional da Agricultura Familiar.
Atualmente, o SENAF se encontra disponível com as seguintes modalidades:
-
SENAF Mulheres Rurais;
-
SENAF Juventude;
-
SENAF Sociobiodiversidade;
-
SENAF Quilombos do Brasil;
-
SENAF Indígenas do Brasil;
-
SENAF Empresa;
-
SENAF Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.
O SENAF Indígenas do Brasil e o SENAF Quilombos do Brasil requerem documentação específica para solicitação, conforme exposto na Portaria MDA nº 37, de 17 de novembro de 2023.
O SENAF Empresa está disponível apenas para empresas que comprovem parceria processando ou comercializando produtos da Agricultura Familiar, também conforme a Portaria MDA nº 37, de 17 de novembro de 2023.
A solicitação e renovação do SENAF, em todas as suas modalidades, são realizadas através da Vitrine da Agricultura Familiar (vitrine.mda.gov.br).
Após o cadastro do usuário e a inserção da descrição e imagens dos produtos, a ativação do SENAF pode ocorrer em até 30 dias.
Após ativação, os produtos estarão expostos na Vitrine da Agricultura Familiar e o Selo pode ser emitido para exposição e comercialização dos produtos.
Na Vitrine, todos os produtos possuem número de série e QR CODE, permitindo rastreabilidade rápida e pesquisa de informações como: embalagem, valor nutricional e contatos de produtores.
A Vitrine da Agricultura Familiar oferece um catálogo de produtos e serviços e destaca o diferencial da Agricultura Familiar nas dimensões econômicas, sociais e ambientais.
É uma iniciativa da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), com o propósito de ampliar a visibilidade dos produtos de organizações da agricultura familiar.
Essa plataforma web aproxima a agricultura familiar do mercado consumidor, promovendo a rastreabilidade de origem.