Notícias
Segundo documentário mostra expedição científica do CNCFlora à Caatinga para investigar flora ameaçada e promover ações de conservação
A produção do vídeo documenta o esforço científico, técnico e humano envolvido na missão
Entre os dias 25 de março e 8 de abril de 2025, o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), realizou expedição científica às regiões mais emblemáticas da Caatinga: os Parques Nacionais da Serra das Confusões e da Serra da Capivara, no Estado do Piauí.
A missão teve como foco o levantamento de dados primários sobre espécies de plantas endêmicas e ameaçadas de extinção, além do registro sistemático de habitats e populações de espécies atualmente submetidas ao processo de detecção de risco de extinção conduzido pelo CNCFlora.
O minidocumentário, lançado em duas partes nas redes sociais do JBRJ e disponível na íntegra no canal do JBRJ no YouTube, revela não apenas a biodiversidade surpreendente da Caatinga, mas também a importância estratégica de garantir a conectividade ecológica entre as duas Unidades de Conservação federais.
Juntas, essas áreas formam o maior corredor ecológico contínuo da Caatinga, essencial para a sobrevivência de inúmeras espécies vegetais.
A produção do vídeo documenta o esforço científico, técnico e humano envolvido na missão, e destaca o papel da ciência na formulação de políticas públicas para conservar a flora brasileira — especialmente nos biomas historicamente mais negligenciados.
A expedição integra o projeto “Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre)”, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, implementado pelo BID e executado pelo Funbio.
Clique aqui para assistir ao vídeo
O primeiro episódio da série apresenta os bastidores da pesquisa, os desafios enfrentados pela equipe do CNCFlora e as belezas naturais ainda preservadas do Pantanal. A expedição científica foi realizada em fevereiro deste ano a regiões prioritárias do bioma Pantanal no Estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, realizada no contexto do Projeto GEF Terrestre, teve como objetivo levantar dados inéditos sobre espécies vegetais endêmicas, ameaçadas ou em avaliação quanto ao risco de extinção, além de documentar seus habitats naturais e os fatores ecológicos que afetam sua sobrevivência.
A série contará com três episódios e culminará em um documentário final que reunirá os principais achados da jornada científica. O conteúdo estará disponível nos canais oficiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do CNCFlora, além de ser utilizado em ações de educação ambiental e mobilização social.