Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Visitação
      • Horários
      • Ingressos
      • Como chegar
      • Carros elétricos
      • Visitas guiadas a pé e visitas temáticas
      • Conveniências
      • Normas de visitação
      • Normas para fotografia profissional
    • Notícias
    • Pesquisa
    • Conservação
      • CNCFlora
    • INPol
      • O que fazemos
      • Nossa história
      • Equipe
      • Produção Científica
      • Notícias
      • Onde estamos
      • Fale conosco
      • Imagens
      • Instagram do INPol
      • Youtube do INPol
      • LinkedIn do INPol
    • INPol
    • Educação
      • Escola Nacional de Botânica Tropical
      • Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica
      • Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação
      • Extensão
      • Responsabilidade Socioambiental
      • Educação Ambiental
      • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
      • Escola Jardim
    • Coleções
      • Arquivísticas
      • Bibliográficas
      • Biológicas
      • Museológicas
    • Museu do Jardim Botânico
      • Muito mais que um jardim
      • Mbaé Kaá
      • Sobre o Museu
      • Visitação
    • História
    • Casa Pacheco Leão
  • Serviços
    • Serviços em destaque
      • Protocolo Digital
      • Obter doação de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Obter Permissão de Uso dos espaços do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ
      • Obter declarações e histórico escolar da Escola Nacional de Botânica Tropical
      • Realizar coleta, permuta ou empréstimo de plantas das coleções vivas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Hospedar-se na Pousada do Pesquisador
      • Obter certificado de serviço voluntário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ
      • Solicitar cópia de material bibliográfico do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues
      • Solicitar pesquisas bibliográficas especializadas em bases de dados locais (catálogo eletrônico) e remotas, nacionais e internacionais
      • Obter autorização para fazer fotos e gravações jornalísticas ou acadêmicas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    • Todos os Serviços
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Agendas de autoridades
      • Estrutura
      • Perfil profissional
      • Competências
      • Quem Somos
      • Quem é Quem
      • Horário de atendimento
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços JBRJ
      • Programas e Ações do JBRJ
      • Plano Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
      • Planejamento Estratégico
      • Plano de Logística Sustentável
      • Plano de Desenvolvimento de Pessoas
      • Programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Renúncia de Receitas
    • Participação Social
      • Conselhos e Colegiados
      • Consultas públicas
    • Transparência e prestação de contas
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • Como acessar os Relatórios Gestão dos anos anteriores
    • Auditorias
      • Auditoria Interna
      • Relatórios de Gestão
      • Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU)
      • Correição
    • Convênios e Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica/Contratos de Parceria
      • Convênios e Repasses
      • Parcerias
      • Passo a passo para o Portal da Transparência - Convênios e Transferências
      • Editais de Parcerias
    • Receitas e despesas
    • Licitações e contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Probio II
      • Passo a Passo de Licitações e Contratos no Portal da Transparência
    • Servidores
      • Servidores por lotação
      • Servidores por exercício
      • Terceirizados
      • Seleções e Concursos
      • Passo a passo para consulta de servidores no Portal da Transparência
    • Informações classificadas e desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
      • Sobre dados abertos
      • Repositórios Institucionais
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviços Web
    • Questão fundiária
      • Grupo de Trabalho Técnico - GTT SG/PR
      • Documentos e materiais
    • Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    • Processo Eletrônico
    • Emendas Parlamentares
      • 2025
    • Permissão de Uso
      • 2024
      • 2023
    • Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
      • Perguntas Frequentes
      • Normativos
      • Manuais e Treinamentos
      • Painel de Implantação
  • Composição
    • Quem é Quem
    • Estrutura
  • Centrais de Conteúdo
    • Vídeos
    • Imagens
    • Livros e Periódicos Científicos
      • Rodriguésia
      • Guias de Campo
      • Arquivos do Jardim Botânico
    • Publicações
      • Rodriguésia
      • Arquivos do Jardim Botânico
      • Livros
      • Série Famílias do Arboreto
      • Guias de Campo
      • Botânica Pop
      • Index Seminum JBRJ 2023
      • Pesquisas em Gestão, Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas e Inovação e Tecnologia
      • CD
      • Legislação
      • Documentos
    • Portal de Dados Abertos
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • Fale com o Setor de Comunicação - SECOM
      • Autorização para gravações e fotos jornalísticas ou acadêmicas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Restinga também se aprende na escola
Info

Notícias

Restinga também se aprende na escola

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 18/11/2021 13h29 Atualizado em 31/10/2022 13h34
Restinga 1

Pesquisa com alunos de escolas da Região dos Lagos, RJ, mostra que o ensino formal tem papel importante na transmissão cultural de conhecimentos sobre as plantas de restinga, indicando que vale a pena investir na capacitação de professores para a conservação dos ecossistemas locais e os saberes a eles associados.

Transmissão cultural é um dos principais meios de compartilhamento de informações ao longo do tempo e do espaço. Pesquisadores vêm estudando esse processo no que se refere aos conhecimentos ecológicos locais – ou seja, saberes e práticas originários da centenária interação entre diferentes povos e a biodiversidade do seu entorno. Desta forma, é possível compreender melhor como as culturas se modificam ao longo do tempo e sua relação com os recursos naturais – o que tem implicações para o manejo e a conservação da natureza.

Nessa linha, a doutoranda Nicky van Luijk e a pesquisadora Viviane Fonseca-Kruel, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e o pesquisador Gustavo Soldati, da Universidade Federal de Juiz de Fora, fizeram um estudo nos municípios de Arraial do Cabo e Cabo Frio (RJ), uma região ocupada por comunidades tradicionais de pesca artesanal há mais de 300 anos, que usavam – e ainda usam – recursos extraídos diretamente do ambiente de restinga (vegetação costeira associada à Mata Atlântica). Essas comunidades e a biodiversidade de seu entorno vêm sofrendo com a supressão da vegetação e mudanças culturais relacionadas à industrialização e imigrações.

Nesse contexto de transformação, o estudo procurou entender se os conhecimentos locais sobre a restinga estavam sendo passados aos jovens, quais conhecimentos seriam esses e quais seriam os responsáveis pela transmissão. Foram entrevistados 70 jovens nativos da região de Cabo Frio e 80 jovens imigrantes de outras regiões, em três escolas de Ensino Médio. Os jovens responderam questões sobre quais plantas nativas da restinga eles conheciam e quais os usos locais destas plantas. Além disso, perguntou-se como, quando e com quem eles adquiriam esses conhecimentos.

O estudo mostrou que as principais plantas nativas conhecidas foram as de uso alimentício e medicinal. Não houve diferença entre o conhecimento de jovens nativos e imigrantes, nem na forma como aprenderam. Os principais modelos de transmissão foram professor(a), mãe, avó e mídia. O ensino formal ou informal teve destaque como processo cognitivo de aprendizagem em relação à observação e aprendizagem individual. Os principais contextos de aprendizagem foram momentos do cotidiano com a família e atividades realizadas na escola.

Os resultados indicam que o professor e a escola, junto com a família, têm papel importante na transmissão dos conhecimentos culturais sobre as plantas da restinga, de modo que elaborar estratégias de divulgação desses saberes no âmbito escolar, como a criação de materiais didáticos contextualizados com as realidades locais e a capacitação de professores, é fundamental para manter a diversidade cultural associada à biodiversidade entre os diferentes grupos sociais do Brasil.

O estudo foi publicado no Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine em maio de 2021, Acesse o artigo online.

Foto: Viviane Fonseca-Kruel

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Visitação
      • Horários
      • Ingressos
      • Como chegar
      • Carros elétricos
      • Visitas guiadas a pé e visitas temáticas
      • Conveniências
      • Normas de visitação
      • Normas para fotografia profissional
    • Notícias
    • Pesquisa
    • Conservação
      • CNCFlora
    • INPol
      • O que fazemos
      • Nossa história
      • Equipe
      • Produção Científica
      • Notícias
      • Onde estamos
      • Fale conosco
      • Imagens
      • Instagram do INPol
      • Youtube do INPol
      • LinkedIn do INPol
    • INPol
    • Educação
      • Escola Nacional de Botânica Tropical
      • Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica
      • Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação
      • Extensão
      • Responsabilidade Socioambiental
      • Educação Ambiental
      • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
      • Escola Jardim
    • Coleções
      • Arquivísticas
      • Bibliográficas
      • Biológicas
      • Museológicas
    • Museu do Jardim Botânico
      • Muito mais que um jardim
      • Mbaé Kaá
      • Sobre o Museu
      • Visitação
    • História
    • Casa Pacheco Leão
  • Serviços
    • Serviços em destaque
      • Protocolo Digital
      • Obter doação de mudas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Obter Permissão de Uso dos espaços do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ
      • Obter declarações e histórico escolar da Escola Nacional de Botânica Tropical
      • Realizar coleta, permuta ou empréstimo de plantas das coleções vivas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Hospedar-se na Pousada do Pesquisador
      • Obter certificado de serviço voluntário no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ
      • Solicitar cópia de material bibliográfico do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues
      • Solicitar pesquisas bibliográficas especializadas em bases de dados locais (catálogo eletrônico) e remotas, nacionais e internacionais
      • Obter autorização para fazer fotos e gravações jornalísticas ou acadêmicas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    • Todos os Serviços
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Agendas de autoridades
      • Estrutura
      • Perfil profissional
      • Competências
      • Quem Somos
      • Quem é Quem
      • Horário de atendimento
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços JBRJ
      • Programas e Ações do JBRJ
      • Plano Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
      • Planejamento Estratégico
      • Plano de Logística Sustentável
      • Plano de Desenvolvimento de Pessoas
      • Programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Renúncia de Receitas
    • Participação Social
      • Conselhos e Colegiados
      • Consultas públicas
    • Transparência e prestação de contas
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • Como acessar os Relatórios Gestão dos anos anteriores
    • Auditorias
      • Auditoria Interna
      • Relatórios de Gestão
      • Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU)
      • Correição
    • Convênios e Transferências
      • Acordos de Cooperação Técnica/Contratos de Parceria
      • Convênios e Repasses
      • Parcerias
      • Passo a passo para o Portal da Transparência - Convênios e Transferências
      • Editais de Parcerias
    • Receitas e despesas
    • Licitações e contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Probio II
      • Passo a Passo de Licitações e Contratos no Portal da Transparência
    • Servidores
      • Servidores por lotação
      • Servidores por exercício
      • Terceirizados
      • Seleções e Concursos
      • Passo a passo para consulta de servidores no Portal da Transparência
    • Informações classificadas e desclassificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
      • Sobre dados abertos
      • Repositórios Institucionais
      • Plano de Dados Abertos
      • Serviços Web
    • Questão fundiária
      • Grupo de Trabalho Técnico - GTT SG/PR
      • Documentos e materiais
    • Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    • Processo Eletrônico
    • Emendas Parlamentares
      • 2025
    • Permissão de Uso
      • 2024
      • 2023
    • Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
      • Perguntas Frequentes
      • Normativos
      • Manuais e Treinamentos
      • Painel de Implantação
  • Composição
    • Quem é Quem
    • Estrutura
  • Centrais de Conteúdo
    • Vídeos
    • Imagens
    • Livros e Periódicos Científicos
      • Rodriguésia
      • Guias de Campo
      • Arquivos do Jardim Botânico
    • Publicações
      • Rodriguésia
      • Arquivos do Jardim Botânico
      • Livros
      • Série Famílias do Arboreto
      • Guias de Campo
      • Botânica Pop
      • Index Seminum JBRJ 2023
      • Pesquisas em Gestão, Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas e Inovação e Tecnologia
      • CD
      • Legislação
      • Documentos
    • Portal de Dados Abertos
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • Fale com o Setor de Comunicação - SECOM
      • Autorização para gravações e fotos jornalísticas ou acadêmicas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca