Notícias
Relatório de Gestão JBRJ 2021 está disponível online
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro publicou, em 31 de março, seu Relatório de Gestão 2021, com os resultados alcançados no ano passado. Um dos destaques de 2021 é a iniciativa JBRJ Nacional, que tem por objetivo apresentar ao público a atuação da instituição, em pesquisa e conservação da flora brasileira, em todo o território nacional. Dentro dessa iniciativa, o programa BIOMAS foi o guarda-chuva de uma série de atividades de divulgação científica com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da conservação dos biomas brasileiros.
Outro marco em 2021 foi o lançamento do primeiro edital de chamamento público do programa de parcerias para apoio a pesquisas científicas e à criação e manutenção de espaços e programações culturais do JBRJ, sem transferência de recursos financeiros. No âmbito científico, o projeto Flora do Brasil apresentou seus resultados, em atendimento à Meta 1 da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC). Além disso, dez projetos do JBRJ foram aprovados em editais da Faperj, os pesquisadores publicaram 136 artigos e o Herbário Virtual Reflora chegou a 3,8 milhões de imagens de amostras botânicas disponíveis online, enquanto o herbário físico incorporou 15 mil novas amostras a seu acervo. O CNCFlora, por sua vez, entregou quatro Planos de Ação Territorial (PAT) - Conservação de Espécies Ameaçadas de extinção e alcançou 21% da flora brasileira avaliada quanto ao risco de extinção.
A Escola Nacional de Botânica Tropical completou 20 anos de sua criação, marco que foi comemorado com seminários, mesas-redondas, visitas guiadas ao Solar da Imperatriz (sede da ENBT) e lançamento da exposição virtual “Spix e Martius: uma viagem pelo Brasil entre 1817 – 1820", entre outras ações. Os programas de pós-graduação atenderam a 137 alunos e foram titulados 24 novos mestres e doutores. Além disso, em 2021, a ENBT concluiu seu planejamento estratégico e redefiniu sua missão, ampliando seu escopo de atuação com a integração da Educação Ambiental e com o lançamento do programa Escola Jardim, de capacitação para servidores do próprio JBRJ e instituições parceiras. O Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), vinculado à ENBT, atendeu a 168 jovens educandos.
Segundo o Relatório, o JBRJ chegou ao final de 2021 com 22.893 plantas cultivadas em suas Coleções Vivas, de 3.426 espécies diferentes, sendo 273 espécies ameaçadas de extinção. A equipe de Conservação das Áreas Verdes revitalizou 8 mil m2 do território do Jardim e produziu 120 m3 de composto orgânico a partir dos resíduos recolhidos no Arboreto. A publicação dá conta ainda da atuação do Laboratório de Fitossanidade (saúde vegetal), do Horto Florestal e do Núcleo de Fauna, bem como do trabalho de conservação do patrimônio histórico-cultural, instalação de novas placas informativas e outras ações de melhoria para a visitação, inclusive a implantação do PagTesouro, viabilizando a venda de ingressos pela internet. Outra novidade foi a volta das visitas notrunas, agora com o acréscimo de uma modalidade em carrinho elétrico.
O Relatório traz ainda os Indicadores Estratégicos e os Objetivos Estratégicos da instituição, com os resultados alcançados e a comparação com anos anteriores, e os dados relativos à Gestão - de pessoas , do orçamento e finanças, do patrimônio e da infraestrutura, dos bens imóveis, de TI e de sustentabilidade. Na área de sustentabilidade, o programa CERMA Sustentável economizou aproximadamente R$ 500 mil com o reaproveitamento de materiais nas atividades de manutenção predial.
Acesse o Relatório de Gestão JBRJ 2021.