Notícias
Pesquisadora da KAUST aborda o uso da microbiologia para salvar os recifes de coral
A primeira edição de 2025 do Fórum de Biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe Raquel Peixoto, professora da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), na Arábia Saudita, e pesquisadora pioneira no campo dos probióticos para corais. Com o tema “O papel da microbiologia na saúde dos recifes de coral e ‘One Health’”, a palestra acontece na terça-feira, 4 de fevereiro, das 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico.
“Os recifes de coral, essenciais para a biodiversidade marinha e os ecossistemas, estão ameaçados pelo aquecimento global e pelo aumento de estressores locais – o que pode impactar as contribuições econômicas e ambientais desses ecossistemas, estimadas em quase 10 trilhões de dólares por ano”, explica Peixoto.
A pesquisadora apresentará sua pesquisa sobre o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em microrganismos para fortalecer a resiliência dos corais e do ambiente marinho. Com base em sua experiência em ecologia microbiana, Raquel Peixoto validou o conceito de Microrganismos Benéficos para Corais (BMCs), estabelecendo um processo para a seleção e aplicação de probióticos que mitigam o estresse e promovem a recuperação dos corais.
Peixoto também abordará os mecanismos moleculares que sustentam a resiliência dos corais mediada por microrganismos e os avanços no desenvolvimento de sistemas de aplicação de probióticos em larga escala, incluindo estudos-piloto em ambientes reais. Além disso, apresentará a Coral Probiotics Village (CPV), primeiro laboratório subaquático dedicado à pesquisa dessa metodologia, que permite estudos inovadores sobre a saúde dos corais e a restauração de ecossistemas marinhos. Por fim, discutirá os resultados recentes dentro do conceito holístico de "One Reef Health".
As pesquisas de Raquel Peixoto demonstraram que essas soluções podem mitigar o branqueamento e prevenir a mortalidade dos corais, estabelecendo bases sólidas para sua aplicação na conservação e restauração de recifes. A pesquisadora recebeu prêmios como o Rachel Carson em Microbiologia Aplicada (2023) e o Frontiers Planet (2024). Ela lidera iniciativas globais como Presidente do Programa de Ciências Marinhas da KAUST, da Sociedade Internacional de Ecologia Microbiana (ISME) e do Comitê de Conservação da Sociedade Internacional de Recifes de Coral (ICRS). Seu trabalho combina pesquisa e ação prática, traduzindo ciência em soluções inovadoras para a resiliência climática e a conservação da biodiversidade.
A palestra é voltada para especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados. A entrada é gratuita, com 50 lugares disponíveis por ordem de chegada. O evento também será transmitido ao vivo no canal do JBRJ no YouTube e haverá emissão de certificado de participação para o público presencial e online.
O Fórum de Biodiversidade é realizado mensalmente no Museu do Jardim Botânico, sob a curadoria de um conselho formado por especialistas do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A cada edição, um convidado apresenta reflexões, pesquisas e estudos sobre a conservação da biodiversidade, ampliando o debate sobre as emergências climáticas e outras questões ambientais essenciais.
Fórum de Biodiversidade - Raquel Peixoto
Dia 4/2/2025 (terça-feira)
Horário: das 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso - 1º pavimento do Museu
Vagas: 50, por ordem de chegada
Transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube.
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.