Notícias
Palestra discute possíveis caminhos para o Antropoceno
As consequências da ação humana sobre o planeta são inegáveis e tomam proporções cada vez maiores. Muitas delas são negativas, como se observa com o aquecimento global, a extinção de espécies, a poluição, o desflorestamento. Por isso, muitos estudiosos adotaram o termo Antropoceno para denominar essa era marcada por desequilíbrios sem precedentes e pelo aumento dos impactos humanos sobre a biosfera.
Na palestra on-line Escolhas no Antropoceno, o pesquisador Pablo Pena Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), discute três alternativas possíveis para lidarmos com essa realidade. A palestra acontece na sexta-feira, dia 24 de outubro, às 13h, com transmissão pelo canal do JBRJ no YouTube e é parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no JBRJ.
Não fazer nada ou não fazer o suficiente para mudar a situação atual é a via que a humanidade trilha no presente, o que Rodrigues denomina caminho Antropocêntrico. De acordo com o pesquisador, a incapacidade de desenvolver novas tecnologias e culturas favoráveis ao meio ambiente levará ao colapso dos atuais sistemas de suporte à vida, resultando em cenários perigosos para a própria humanidade.
Diante desse quadro, são propostas duas outras alternativas, que podem nos ajudar a escolher um futuro mais seguro e sustentável. O caminho “Biocêntrico-Tecnológico” enfatiza a necessidade de recalibrar as interações humano-ecológicas para interromper o processo de transformação da biosfera. E o caminho “Bio-Antropogênico” é um meio termo entre os extremos, baseado em estratégias que podem levar à criação de novos ecossistemas e a uma relação simbiótica entre humanos e novos organismos. Ambas as vias exigem mudanças éticas, culturais e tecnológicas.
A palestra é, assim, um convite para repensarmos nossas maneiras de habitar o planeta e a modificarmos nossas atitudes e ações. A mediação é de Claudia Rabelo Lopes (JBRJ e doutoranda IH-UFRJ).
Pablo Pena Rodrigues é graduado em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ), e doutor em Biociências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde 2002, coordenou o Programa Mata Atlântica (2004 até 2008) e o Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica/JBRJ/MCTI/MMA (2009 até 2014). É também professor em cursos de pós-graduação e graduação. Suas pesquisas se centram em ecologia de florestas tropicais e nos efeitos antropogênicos sobre a biosfera, tendo como temas principais a fragmentação e extinção de habitats, a restauração ecológica e os aspectos ligados ao Antropoceno. Em 2019, foi coautor da hipótese do Antropoceno Bio-evolutivo, que explora o papel da humanidade e de novos organismos na transformação da biosfera.
Escolhas no Antropoceno - Palestra online com Pablo Pena Rodrigues (JBRJ)
Dia 24/10/2025, das 13h às 14h.
Transmissão pelo canal do JBRJ no YouTube.